ASN PE
Compartilhe

Festival de Inverno de Garanhuns vira vitrine para negócios criativos e produtos regionais

Com curadoria do Sebrae, espaços temáticos reúnem empreendedores do artesanato, de queijos e de vinhos ao público de um dos maiores festivais culturais do estado
Por Pedro Romero
ASN PE
Compartilhe

A partir desta quinta-feira (17), quem visitar a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) vai encontrar muito além de programações musicais e entretenimento. O Sebrae Pernambuco, em parceria com a prefeitura do município, marca presença no festival por meio de iniciativas que destacam as produções locais, como o artesanato no Armazém da Arte e Negócios e o Espaço Sebrae Queijos e Vinhos, com produtos que já fazem parte da gastronomia na região. Os espaços, que inspiram e estimulam o empreendedorismo, irão funcionar até o fim do festival, no dia 27 de julho, no Parque Euclides Dourado.

O Armazém da Arte e Negócios contará com 70 expositores e estará aberto das 13h às 22h, de segunda a quarta-feira, e das 10h às 22h, de quinta a domingo. Além dos estandes, o local vai abrigar a Exposição Arquitetando Arte, com mostra de peças criadas por artistas locais em colaboração com arquitetos e designers de Garanhuns; o Espaço Galeria das Artes, para homenagear mestres e artesãos da região; e o Espaço Janete Costa. Neste ambiente é reverenciada a arquiteta pernambucana, já falecida, reconhecida nacionalmente, e até mesmo fora do país, por seus trabalhos.

“Janete teve uma grande influência no artesanato, inclusive na produção em Garanhuns, onde nasceu. Ela foi responsável pela curadoria de exposições relevantes internacionais, como na França e na Inglaterra. Nessa área reservada à arquiteta em nosso Armazém, teremos a curadoria da filha dela, Roberta Costa”, explica Gerlane Melo, analista do Sebrae/PE responsável pelo Armazém da Arte e Negócios.

Além das peças dos grandes mestres e do artesanato diferenciado dessas áreas, os visitantes podem adquirir diversos tipos de produtos como roupas, bolsas, acessórios, produtos de decoração, pinturas, arte em cerâmica e bijuterias. O setor de alimentação também é uma das atrações, com produtos como geleias, doces, bolos, licores e biscoitos artesanais.

O empreendedor Rafael Albuquerque, de Garanhuns, é um dos que estará vendendo os seus produtos no Armazém da Arte e Negócios. “Sempre participo dessa iniciativa, esta será a quinta vez. No meu estande, estarei expondo diversos tipos de mel, produzidos em diferentes microbiomas, e outros produtos derivados, como extrato de própolis”, detalha.

QUEIJOS E VINHOS

Outro destaque no Festival de Inverno de Garanhuns é o Espaço Sebrae Queijos e Vinhos, que conta com a participação de parceiros e clientes da instituição e será um local para degustação, compra e apresentação dos segmentos. Em 12 estandes, estarão presentes queijarias e produtores de laticínios, com queijos finos e especiais de municípios da região, além de vinícolas de Garanhuns e Petrolina.

O nosso espaço tem como objetivo valorizar os produtores locais de queijos, de vinhos e seus derivados, conectando-os a novos mercados e ao público que visita a cidade no período do Festival de Inverno. É uma oportunidade de mostrar a qualidade dos nossos produtos, incentivando o consumo regional e fortalecendo a cadeia produtiva.

Kedima Azevedo, analista do Sebrae responsável pelo Espaço Sebrae Queijos e Vinhos.

Francisco Mello, da Vinícola Mello, em Garanhuns, participa da iniciativa pela segunda vez e tem boas expectativas para esta edição. “É um espaço que realmente só tem a agregar para todos, tanto para nós empresários, empreendedores, como para todos os visitantes e moradores da cidade. Tivemos um resultado muito positivo no ano passado e, esse ano, a expectativa é grande também. Inclusive dobramos o tamanho do nosso estande”.

“Será a terceira vez que estaremos expondo, com a expectativa muito boa de vendas e divulgação dos nossos produtos porque tem um público diferenciado, grande e diversificado vindo de todos os lugares. Então, o espaço ajuda muito a divulgar os queijos, snacks e outros itens que produzimos. Sempre vamos com muita empolgação”, diz Romeika Galindo, da queijaria Caboclo.

O FESTIVAL

Realizado pela Prefeitura de Garanhuns através da Secretaria de Cultura, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega à sua 33ª edição em 2025, consolidado como um dos mais importantes do Brasil, e acontece de 10 a 27 de julho com uma programação diversificada com opções para todos os tipos de público. São mais de 20 polos de cultura e diversas linguagens artísticas, como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo e gastronomia.

-