ASN PE
Compartilhe

Grupo de 120 apicultores do Sertão é beneficiado com imersão em evento de bioeconomia 

Até o dia 4, produtores participam de oficinas, mesas, palestras e feiras que abordam os potenciais e desafios da apicultura no Sertão de Pernambuco 
Por Adriana Amâncio
ASN PE
Compartilhe

Uma das frentes de atuação do Sebrae/PE na área do agronegócio é a cadeia produtiva do mel. Para contribuir com a formação dos apicultores que atuam no ramo, a unidade regional do Sebrae no Sertão do Araripe organizou uma caravana com 120 apicultores dos Sertões do Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica para participar do 2º Encontro da Bioeconomia do Mel de Pernambuco (Biomel).

O evento, que acontece até o próximo dia 4 de julho, reúne acadêmicos e a população em uma discussão sobre o desenvolvimento social e econômico dessa cadeia produtiva. Com três dias de duração e uma programação intensa de palestras, mesas, conferências, debates e oficinas, o evento é uma imersão para os apicultores participantes.

O Biomel conta com a presença do pesquisador, apicultor e um dos maiores da apicultura no Brasil, Afonso Odério. Convidado pelo Sebrae, o especialista possui ampla experiência de pesquisa e manejo em Limoeiro do Norte, município do Ceará que o ocupa o topo do ranking de produção de mel no Brasil.

A analista do Sebrae/PE Larissa Célly avalia que o evento é estratégico para o momento que a apicultura dos Sertões atravessa atualmente na corrida pela retomada da liderança na produção de mel e derivados no Brasil.

O evento proporciona aos apicultores mais conhecimento sobre mercado, manejo apícola e outros assuntos relevantes relacionados à cadeia produtiva do mel, que está em fase de crescimento na região.

Larissa Célly, analista do Sebrae/PE

Neste dia 4, a programação de encerramento do Biomel conta com mesa-redonda sobre “Certificação de qualidade e origem do mel” e atividade científica com o tema “Legislação e normativas para selo de qualidade para comercialização”.