ASN PE
Compartilhe

Inova MEI: trilha desenvolvida pelo Sebrae aumenta a maturidade da gestão dos negócios através da inovação 

Integrantes do programa recebem três meses de capacitação e desenvolvem experiências práticas nos negócios 
Por Pedro Romero
ASN PE
Compartilhe

Vinte microempreendedores individuais de Caruaru estão participando de uma qualificação que promete mudar as suas vidas. Eles são os integrantes da segunda turma do Inova MEI, uma trilha de formação de três meses, oferecida pelo Sebrae/PE, que busca melhorar a gestão empreendedora através da inovação, nas áreas de finanças, marketing digital, vendas e atendimento. Os números apresentados ao final da formação da primeira turma, formada no primeiro semestre, apontam resultados positivos e alcance de metas. A prova disso é que, após a avaliação dos negócios, foi constatado que a média de Maturidade da Gestão do MEI passou de 3,27 para 4,25, em uma escala que vai até 5. 

Com o tema “Desmistificando a inovação e fortalecendo o pequeno negócio”, a segunda edição do Inova MEI, iniciada no dia 4 de setembro, oferece 33 horas de capacitação através de aulas sobre marketing digital, finanças, vendas/atendimento, além de 10 horas de mentoria com consultor especialista em inovação.

De acordo com Chasnor Torres, analista do Sebrae/PE, o programa é voltado para quem tem interesse em aumentar a sua maturidade de gestão.

São três módulos, cada um com duração de um mês. Os participantes têm acesso a capacitações coletivas e a mentorias com um consultor especialista, que vai traçar, junto com o empresário, um plano para que o conhecimento adquirido possa se transformar em ações práticas nos negócios.

Chasnor Torres, analista do Sebrae/PE

O público-alvo são MEIs com maior grau de maturidade e com potencial de crescimento para se tornarem microempresas no futuro. Para participar, as empresas passam por um diagnóstico inicial para avaliar a maturidade de gestão com base em três pilares. Ao final, é feito um novo diagnóstico e um indicador de produtividade, visando identificar os avanços e inovações implementadas.

AVANÇOS 

Além dos números, o sucesso do Inova MEI pode ser avaliado pelos depoimentos de quem participou da primeira turma de formação. “Foi uma experiência maravilhosa. Eu sabia executar as funções e operacionalizar a empresa, mas não sabia gerenciá-la. E o Inova MEI me ajudou totalmente nesse processo. Eu pude entender que tinha capacidade de gerenciar a minha empresa, entender todos os processos que faziam parte dela. E eu praticamente dupliquei a minha quantidade de clientes, graças a essas orientações”, diz Sarah Rêgo, da Clutch Comunicações.

“A evolução da minha empresa quando entrei no Inova MEI foi enorme. Aprendi novas técnicas, aprendi a mexer no digital e isso foi muito importante para mim. Eu mesma fazer o conteúdo e postar foi uma evolução para o meu trabalho. E as pessoas começaram a me seguir”, completa a empreendedora Francismeire Silva, da empresa de produtos aromáticos Três Sentidos.

DEMANDA 

O Inova MEI surgiu na Gerência Regional do Sebrae no Agreste Central e Setentrional, localizada em Caruaru, a partir de uma demanda observada no atendimento ao cliente com foco nos Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam 92% do público. Embora o Sebrae ofereça palestras e oficinas ao longo do ano, muitos clientes precisavam de projetos mais estruturados. Como o Programa ALI não era aplicável aos MEIs, os analistas Sebastião Klebson e Chasnor Torres desenvolveram a trilha de capacitação, voltada para finanças, marketing pessoal, vendas e atendimento.