ASN PE
Compartilhe

Lidera Sertão: empresários juniores se reúnem pela primeira vez em Petrolina para encontro de qualificação

Realizado pelo Sebrae e pela consultoria Prospere, maior evento regional ligado ao Movimento Empresa Júnior é voltado à formação de jovens empreendedores do Vale do São Francisco
Por Adriana Amâncio
ASN PE
Compartilhe

O Lidera Sertão, maior evento regional ligado ao Movimento Empresa Júnior, acontece em Petrolina, nos próximos dias 17 e 18 de agosto, no Sebrae (Av. Presidente Tancredo Neves, 1079, Centro). Fruto de uma parceria entre o Sebrae/PE e a consultoria Prospere, o Lidera é voltado à capacitação de jovens lideranças empreendedoras do Vale do São Francisco. A tônica do evento é despertar no público as habilidades comportamentais (soft skills) e técnicas (hard skills). Na programação, serão abordados temas como planejamento estratégico, criação de negócios inovadores, personal branding e design thinking.

As empresas juniores nascem no interior das universidades, ligadas aos cursos de graduação. No Brasil, o movimento é de grandes proporções e traz impactos positivos na economia. De acordo com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), existem 1612 empresas juniores no país, que congregam mais de 32 mil empresários e 361 universidades. Desde 2010, essas empresas já impactaram a economia brasileira em cerca de R$ 70 milhões.

O Lidera Sertão é pioneiro não apenas porque acontece pela primeira vez no Sertão do São Francisco, mas também porque é o primeiro encontro a mobilizar os empresários juniores da região. A analista do Sebrae em Petrolina, Kátia Souza, explica que o evento é muito estratégico para o Sebrae porque “visa ampliar o movimento empresa júnior no Sertão do São Francisco, fortalecendo a veia empreendedora da juventude cada vez mais cedo, o que é bastante estratégico para o Sebrae”, explica.

Já o presidente Executivo da Prospere, Douglas Peixoto, observa que “em nível nacional, é bastante comum haver encontros de empresas juniores, porém, no interior, essa agenda é mais escassa. O Lidera Sertão vem suprir essa demanda”, explica. No Sertão do São Francisco, reunindo universidades públicas e privadas, o movimento empresa júnior possui 13 empresas juniores. “Essas empresas faturam, em média, R$60 mil por ano. Esse encontro é um momento de conexão, de comunicação entre essas empresas”, conclui Peixoto.

Essas empresas fazem parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), uma iniciativa global que está presente em diversos continentes. Ele congrega empresas juniores que estão vinculadas aos muitos cursos de graduação lotados no interior das universidades brasileiras. A Prospere é ligada ao curso de Administração da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

Integrante desse movimento, Rafael Gusmão é consultor em gestão e planejamento empresarial e já atuou com grandes multinacionais do ramo de doces, bebidas e alimentação. Ele também atua com empresas exportadoras de manga do Vale do São Francisco. Os primeiros passos dessa carreira de sucesso foram galgados quando ele cursava o segundo período da graduação em Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nessa época, ele ingressou na ACE, uma empresa júnior do ramo de consultoria em gestão.

Gusmão avalia que ter se tornado um empreendedor júnior foi o diferencial para que ele se consolidasse como um consultor de alto nível. “Eu tive a oportunidade de viver a prática e teoria da administração desde cedo, o que aperfeiçoou a minha formação. Hoje, tenho 37 anos, e desde os 18, vivencio essa experiência de gestão e planejamento de empresas”, avalia.