Não importa o tamanho da empresa, o sucesso dela está diretamente ligado ao desempenho das pessoas envolvidas no negócio. E para que a equipe atue de forma coesa e comprometida com os objetivos da instituição, o líder é a figura essencial para uma condução eficiente, colaborando efetivamente para a conquista dos resultados. Mas embora algumas pessoas possuam características e habilidades de liderança de forma mais natural, outras precisam desenvolvê-las ou aperfeiçoá-las. A boa notícia é que isso é possível.
Liderança é a capacidade de articular informações, transformar ideias em práticas, perceber o resultado das entregas e poder melhorar o atendimento ao seu cliente e conseguir coletar as melhores ferramentas e pessoas para o alcance de resultados. Ela é fundamental para o sucesso do pequeno negócio.
Anna Katharina Gordiano, analista do Sebrae/PE
A busca pela boa liderança acontece de várias formas, como por exemplo nos investimentos em conhecimentos técnicos. “Quando um empreendedor busca saber mais sobre o seu produto, ele também está procurando informações que melhoram a sua prática empresarial e o ajudam a desenvolver as entregas da sua empresa”, explica.
A analista acrescenta que, no caso dos pequenos negócios, muitas vezes os empreendedores também desempenham outras funções, além de ser o líder. “Geralmente, o gestor fica no comando e muitas vezes também na operação de um dos eixos fundamentais da gestão, como marketing ou finanças. Por isso é importante se preparar”, reforça Gordiano e complementa: os empreendedores devem buscar compreender quais são as competências de liderança essenciais para a gestão. E o Sebrae tem muitas informações e conteúdos técnicos que ajudam a melhorar as entregas e a qualificação do negócio, além de capacitações on-line e presenciais, como o Empretec e o Lidere, programas voltados para o desenvolvimento da liderança, além do atendimento personalizado nas nossas unidades”, conclui.
CAPACITAÇÃO
Michelle Maria do Nascimento, proprietária da Dois Tons Gelateria Artesanal, conta que antes desta empresa abriu outro empreendimento, mas não teve sucesso. “Eu acredito que foi pela falta de experiência com gestão e, principalmente, pela falta de experiência também com liderança. Então comecei a observar que a equipe não alcançava os resultados que a gente esperava porque quem estava na liderança não estava sabendo desempenhar bem o seu papel que, no caso, éramos eu e meu antigo sócio”, revelou a empreendedora.
Para o novo negócio, Michele foi em busca de mais conhecimento sobre gestão e liderança e contou com os cursos oferecidos pelo Sebrae/PE. “Eu entendi que se eu fosse uma boa líder, se eu soubesse conduzir a minha equipe, eu teria um resultado positivo no final. E foi mais ou menos assim que eu comecei a focar em uma boa liderança, acompanhar a minha equipe e entender quais são as suas dores, entender o seu dia a dia. Hoje, o que eu enxergo como um bom líder é alguém que consegue ter uma equipe engajada, ouvir a equipe, acompanhar, dar os feedbacks sempre que necessário.O líder é a pessoa que forma os processos e está ali para garantir que estes processos sejam seguidos, cumpridos de forma respeitosa com a sua equipe”, conclui.
A liderança pode ser exercida de acordo com os perfis do profissional e do cenário onde está inserido, atuando de forma gerencial, quando as as decisões são direcionadas para a resolução de casos pontuais a partir de um comportamento conservador; ou de forma visionária, buscando a valorização das ideias através da criação de novas soluções, usando como base o pensamento não linear.
O líder estratégico pode trabalhar combinando estas duas versões, no intuito de estimular a independência dos funcionários nas decisões diárias alinhadas com a cultura da empresa. Esse tipo de liderança traz alguns benefícios para seu negócio, como tomada de decisão, redução da burocracia, ambiente menos tenso e melhora do clima organizacional. O importante é que a atuação deste profissional, independentemente do perfil que apresente, seja eficiente na sua condução, alinhada às necessidades da empresa e da equipe, para que os resultados sejam entregues de forma satisfatória e exitosa.