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Lideranças discutem futuro da Zona da Mata em evento do Sebrae no Litoral Sul do estado

Participantes discutiram estratégias de desenvolvimento e ainda conheceram tendências em destaque para a região  
Por Larissa Correia
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O último encontro do ano do grupo Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) da Mata Sul aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro, no Sesc Guadalupe, em Sirinhaém, no Litoral Sul pernambucano. Durante a mobilização, cerca de 30 empresários, gestores, empreendedores e lideranças de municípios da área deram mais um passo na construção de um plano de ações para alavancar a economia desta região do estado. Água Preta, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Palmares, Primavera, Ribeirão e Xexéu são as cidades envolvidas na iniciativa. Lançada em março passado, ela faz parte da estratégia Territórios Empreendedores, do Sebrae, e deve ser concluída em março de 2025.

No primeiro dia de atividades, os participantes definiram critérios como Missão, Valores e Visão do grupo empresarial instituído, além de quem serão os responsáveis pela governança de cada eixo estrutural a ser trabalhado a curto, médio e longo prazos. Eles também tiveram acesso a palestras e oficinas para formulação dos macro objetivos e a definição das estratégias e metas focadas no desenvolvimento da Mata Sul do estado.

O analista do Sebrae/PE Arthur Hinrichsen apresentou a Pesquisa de Futuros, levantamento produzido pela entidade e executado pela Echos Laboratório de Futuros Desejáveis. O documento foi elaborado para entender, validar e descobrir comportamentos, dores e necessidades em relação ao presente e ao futuro, buscando identificar tendências nas diferentes regiões de Pernambuco. Para a Zona da Mata, destacaram-se aspectos como Educação superior local, devido à ausência de instituições neste nível nas cidades desta zona de desenvolvimento; e Cultura costeira como potencial turístico, considerado um ativo estratégico ainda subexplorado.

Outro ponto em destaque no estudo foi Família no centro dos negócios, com o empreendedorismo sendo passado de geração em geração.

O envolvimento da família gera a valorização das tradições, da ancestralidade, dos aspectos que acontecem há muito tempo. Ele surge como uma evolução na experiência de consumo, criando conexões com as pessoas. Essa marca cultural é um ativo muito forte da Zona da Mata.

Arthur Hinrichsen, analista do Sebrae/PE

O analista apontou os bolos de noiva, Souza Leão e de rolo como referências para o território.

No segundo e último dia do encontro, os participantes voltaram a participar de oficinas, desta vez com foco na formulação das iniciativas prioritárias para a área. O ponto alto, no entanto, foi a validação e a formatação da Agenda de Desenvolvimento da Região Mata Sul. Esse documento deverá nortear as ações do grupo formado no programa LIDER a partir do ano que vem.

“Estamos nos aproximando da etapa final do LIDER Mata Sul e é imensa a satisfação em perceber o quanto o grupo está empenhado, comprometido com o programa, engajado na identificação de dificuldades e na construção de potenciais soluções para elas. Podemos antecipar que, após os últimos dois encontros que estão por vir, em 2025, teremos uma Agenda de Desenvolvimento de Atividades bastante robusta, completa e desafiadora”, apontou Jefferson Santos, analista do Sebrae/PE responsável pela iniciativa. “Temos certeza que, com essas intervenções sendo colocadas em prática, a Mata Sul de Pernambuco vai passar para outro nível econômico e de desenvolvimento territorial”, completou.