ASN PE Atualização
Compartilhe

Marisqueiras inscritas em projeto do Sebrae, em Goiana, produzem pratos que exploram a gastronomia do mangue 

Ação desenvolvida no Litoral Norte faz parte do guarda-chuva de iniciativas de fomento ao turismo de base comunitária 
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

Participantes do projeto Marisqueiras Empreendedoras Colaborativas, desenvolvido pelo Sebrae/PE em parceria com o Instituto Negralinda, na praia de Carne de Vaca, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco, apresentaram, na última segunda-feira (15), seus pratos desenvolvidos a partir de ingredientes coletados nos manguezais da região. A ação faz parte do final do ciclo de capacitações, que beneficiou cerca de 30 mulheres da região. O resultado do trabalho desenvolvido com as empreendedoras pôde ser visto na sede da Associação de Moradores de Carne de Vaca, onde também funciona uma Sala do Empreendedor.

As marisqueiras passaram por mais de 80 horas de atividades, entre palestras, vivências práticas e orientações técnicas sobre gastronomia do mangue como peça essencial do turismo de base comunitária, ferramenta indispensável para o desenvolvimento sustentável das comunidades ribeirinhas.

Inicialmente, elas passaram por consultorias sobre boas práticas de manipulação e higienização de pescados, embalagem, rotulagem e precificação. Depois, sob a ministração da Chef Negralinda, aprenderam sobre como preparar esses alimentos e criar cardápios para bares, restaurantes e participação em feiras de gastronomia.

Esther Rocha, analista do Sebrae/PE

Além das orientações sobre como montar boas opções de pratos à base de marisco e outros pescados, o projeto também focou em empreendedores que vivem do turismo na região, como vendedores, atendentes e condutores em Ponta de Pedras e Carne de Vaca, considerados os principais balneários do Litoral Norte. Eles foram treinados sobre como receber bem os turistas que visitam a região.

WhatsApp Image 2024-07-18 at 08

EMPREENDEDORES DO MANGUE

Comunidades ribeirinhas próximas aos manguezais do litoral pernambucano estão experimentando uma transformação significativa através de projetos de turismo de base comunitária, impulsionados pelo Sebrae Pernambuco. As ações desenvolvidas não só preservam o meio ambiente, mas também promovem o empreendedorismo local ao mostrar novas oportunidades econômicas para os moradores dessas áreas.

Iniciativas coordenadas pelo Sebrae têm capacitado pescadores, marisqueiras e artesãos de sete municípios do estado: Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Ipojuca (Litoral Sul) e Goiana (Mata Norte). Além de aguçar o paladar, os projetos desenvolvidos nesses locais buscam criar experiências turísticas autênticas para visitantes locais e de fora do estado. Nelas, o público tem a oportunidade de vivenciar a beleza dos manguezais através de guias locais, que conhecem profundamente a região. Já há roteiros estruturados e em funcionamento nos municípios de São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Rio Formoso.