ASN PE Atualização
Compartilhe

O sucesso está nos detalhes

A coragem de inovar sempre esteve presente na vida de Moema Cardoso, empresária pernambucana que imprime identidade nas bolsas e acessórios que produz
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

Uma mente inquieta e inovadora. É o que explica um pouco da trajetória de Moema Cardoso, dona da MOA, marca especializada em bolsas, almofadas e peças para vestir feitas com cestaria, macramê, tricô e crochê. O empreendimento surgiu em 2019, no Recife, quando Moema largou a sólida carreira de arquiteta e vidreira e começou a se dedicar ao design de manualidades. O gosto pela criação de peças feitas à mão foi herdado da mãe, Vadinha, enfermeira que fazia trabalhos manuais por hobby. Foi ela quem a incentivou a explorar as suas habilidades criativas.

O espírito empreendedor só falou mais alto na vida de Moema aos 50 anos. Depois de passar anos fabricando luminárias, pisos e cubas de vidro para projetos arquitetônicos, o que lhe rendeu reconhecimento internacional, em 1997, ela decidiu investir no mercado da moda. “Como muitas coisas na minha vida, essa decisão foi tomada meio que por acaso. Sempre fui impulsiva, inquieta. Vi umas bolsas de crochê lindas em uma revista e coloquei na cabeça que também poderia fazer aquilo. Catei umas agulhas, comecei a crochetar e não parei mais”, lembra.

O cuidado e o capricho em cada peça produzida sempre foram a marca de Moema, que viu no empreendedorismo uma maneira de trabalhar com o que lhe dá prazer. “Acho que nasci com uma veia empreendedora. Gosto de estar sempre criando, é a minha natureza, de ter uma ideia, colocar em prática e caminhar com ela até dar certo, de buscar formas e materiais novos a serem usados. Quando percebi que colocar em ação o que pairava na minha mente estava dando lucro, vi que era hora de consolidar a marca”, destaca Moema.

Atualmente, o principal canal de vendas da MOA é a internet. A empresa conta com um site próprio (www.moemacardoso.com.br) e uma página no Instagram (@moa_moemacardoso), por meio das quais é possível fazer encomendas de produtos. Moema também expõe suas peças na Loja de Moda Autoral de Pernambuco (Mape), loja colaborativa localizada no Bairro do Recife. “Todos os meus produtos são feitos em manualidades em técnicas diversas, como crochê, tricô, macramê, bordados e tecelagem, e por isso leva uma parte de mim neles, que traduzo como presentes tirados da minha alma. Entrego a experiência passada pela minha avó, mãe e tia e dadas como dádivas para as minhas clientes também poderem sentir um trabalho feito com amor e dedicação”, reflete.

O sucesso de Moema Cardoso em mais um desafio que se propôs na sua carreira rendeu bons resultados e um importante reconhecimento. A empreendedora virou um símbolo de força feminina ao conquistar, em 2023, o prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que valoriza a trajetória de mulheres à frente de pequenos negócios. “ A caminhada sempre foi uma superação da minha criação e sempre incentivada pelo meu marido, filhos e amiga. Quando soube da inscrição para o prêmio, pensei: por que não? E para minha surpresa, fui passando pelas etapas e consegui o prêmio maior, de primeiro lugar em mulher empreendedora. Foi uma realização por completo”, lembra Moema.