As estratégias e metas traçadas para o progresso econômico, social e sustentável do território foram destaque do IV Fórum LIDER Mata Sul, realizado pelo Sebrae/PE para monitorar a implantação da Agenda Estratégica de Desenvolvimento na localidade. O encontro aconteceu na última quinta-feira (06), na Usina de Arte, em Água Preta. Estiveram presentes no encontro dezenas de participantes do Programa LIDER na região. A iniciativa foi gestada e promovida ao longo de quase dois anos com foco na mobilização, qualificação e integração de lideranças locais para planejar e executar mudanças estruturadoras na área.
A reunião foi a última promovida pelo Sebrae/PE para acompanhar a evolução das intervenções propostas para a Mata Sul. Com a conclusão do processo, a instituição deixa a condução da empreitada e o grupo assume de vez o cumprimento ou a alteração dos objetivos já definidos e a proposição de novas ações.
Dez municípios integram o programa nesse território: Água Preta, Amaraji, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Palmares, Primavera, Ribeirão e Xexéu. Para reafirmar o caráter plural e participativo do LIDER, as lideranças incluem desde gestores públicos e outros tomadores de decisões até empreendedores e representantes do terceiro setor e da sociedade civil organizada.
No Fórum, além da passagem oficial de comando, foram tomadas decisões importantes para a continuidade da jornada colaborativa na região. Entre elas, a definição das bases da futura governança e dos primeiros itens do Plano de Ações 2026. Também houve a apresentação dos propósitos alcançados ou iniciados a partir de março passado.
As mudanças ocorridas na Mata Sul do estado desde então são grandiosas e evidenciam o potencial da região, que se tornou carente em decorrência dos séculos de exploração da monocultura da cana-de-açúcar. Essa reconstrução econômica começou com o Programa LIDER e visa a uma transformação completa em todas as áreas, propondo tanto ações de menor porte quanto intervenções de maior alcance.
Jefferson Santos, gestor de Projetos de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PE.
O especialista apontou o lançamento da Rota dos Engenhos & Arte, em outubro passado, como uma das iniciativas de impacto do grupo LIDER Mata Sul. Criada pelo Sebrae/PE, a novidade reúne engenhos, fazendas e uma usina que ressignificaram seus propósitos após o declínio da cultura canavieira na região. Foram incluídos no roteiro os municípios de Água Preta (Usina de Arte); Escada (Engenho Conceição); Palmares (engenhos Paul e Vênus); Primavera (Engenho Preferência); e Ribeirão (Engenho Cachoeira e Fazenda Faco).
“Essa iniciativa deve gerar resultados expressivos, que vão além dos municípios e equipamentos diretamente envolvidos no processo. A expectativa é a injeção de mais de R$ 1 milhão na economia regional nos próximos dois anos a partir do lançamento do roteiro. Também está previsto um incremento de 20% na circulação de turistas e visitantes nesses espaços”, acrescentou o gestor.
Fundador da Usina de Arte, o empresário Ricardo Pessôa de Queiroz anunciou uma mobilização a ser executada em breve. “Queremos criar a Agência de Desenvolvimento da Mata Sul e, a partir dela, promover as ações que estabelecermos”, detalhou. O escritório deverá se tornar realidade após a instalação da governança do grupo.
Mais
A Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional – Mata Sul foi construída de forma colaborativa dentro do Programa LIDER. Entregue oficialmente em março passado, o documento apresenta macro-objetivos, diretrizes e estratégias de médio e longo prazo para impulsionar a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a sustentabilidade da Mata Sul do estado.
O conteúdo foi elaborado com foco na realização e implementação de iniciativas até 2030. Todos os propósitos e estratégias estabelecidos foram alinhados e contribuem para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

