ASN PE Atualização
Compartilhe

Sebrae e Adepe desenvolvem projeto para transformar a piscicultura nos Sertões do Pajeú e de Itaparica

Com investimento de R$ 760 mil, iniciativa oferecerá consultorias e apoio a cooperativas e beneficiará mais de 260 pessoas
Por Isabel Ribeiro
ASN PE Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PE e a Adepe deram início a um projeto estratégico para impulsionar a piscicultura nas regiões dos Sertões do Pajeú e de Itaparica, com foco especial na criação de tilápia. A iniciativa, que teve início, recentemente e segue, por etapas, até novembro de 2026, busca modernizar e organizar a cadeia produtiva do pescado, cuja criação se concentra, principalmente, nos municípios de Jatobá e Petrolândia. Com investimento superior a R$ 760 mil, a proposta é atender mais de 260 pessoas, das quais 65 estão diretamente ligadas à produção, com impacto na geração de renda e na segurança alimentar das comunidades. 

Mesmo estando entre os cinco maiores produtores de peixe do Brasil, Pernambuco ainda enfrenta gargalos como falta de infraestrutura, custos elevados de produção, dificuldades de acesso a crédito e baixa organização dos produtores. O novo projeto quer mudar essa realidade com ações práticas e integradas, incluindo: orientação aos produtores sobre a regularização ambiental e outorga de uso da água; consultorias técnicas em manejo, gestão e tecnologia; criação de identidade visual e rotulagem para o produto local; desenvolvimento de novos produtos e embalagens; além de apoio à formação e ao fortalecimento de cooperativas e associações.

A expectativa é reduzir custos, aumentar a produtividade e profissionalizar a atividade. Entre as entregas previstas estão dois projetos arquitetônicos — para a construção de uma unidade de beneficiamento de pescado e de uma fábrica de ração — para agregar valor, garantir qualidade e ampliar a competitividade no mercado. Além dos piscicultores, a iniciativa deve beneficiar, diretamente, pescadores, comunidades ribeirinhas, mulheres e pequenos produtores rurais.

O projeto nasce da escuta ativa de produtores, articulada pela Câmara Setorial de Aquicultura de Pernambuco, da qual o Sebrae/PE faz parte, e tem como objetivo oferecer a esse segmento soluções de mercado, além de auxiliar a potencializar o desenvolvimento do setor. Iniciativas como essas reforçam o papel da entidade como articuladora do desenvolvimento local e promotora de um processo produtivo mais organizado, eficiente e sustentável.

Nosso objetivo é que a piscicultura no Sertão de Itaparica avance para um patamar mais competitivo, com gestão qualificada, acesso a mercados e ganhos reais para quem vive dessa atividade. Além disso, buscamos oferecer aos pescadores artesanais, principalmente do sertão do Pajeú, a possibilidade de aprender a criação racional do peixe, possibilitando formação e garantia de renda, em momentos de baixa ou de impossibilidade da pesca. A piscicultura é uma cadeia com grande potencial econômico e social para Pernambuco

 Juverlande Rios, especialista em Agronegócios do Sebrae/PE.