Um projeto desenvolvido pelo Sebrae/PE, em parceria com a Prefeitura do Recife e com o Senai-PE, está levando mais cidadania a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa consiste em formar os participantes na produção de pães artesanais caseiros para consumo próprio ou para comercialização, o que gera oportunidades no empreendedorismo para esse público. Na última quinta-feira (25), após dois dias de oficinas sobre técnicas de panificação, um grupo de 12 pessoas participou de um encontro final no Sebrae/PE para receber orientações sobre gestão e empreendedorismo.
Na ocasião, as pessoas receberam informações sobre como empreender, além de aprenderem sobre precificação dos produtos e divulgação das mercadorias nas redes sociais. Muitos já demonstraram ali interesse em aprofundar o aprendizado e se inscrever em outros cursos e capacitações oferecidos pela instituição.
Moradora do bairro do Arruda, na zona Norte do Recife, Rosemari Pereira da Silva, de 63 anos, foi uma das que integraram a iniciativa e saiu animada com a possibilidade de comercializar os pães artesanais que aprendeu a produzir. “Amei o curso, gostei muito mesmo. Vou usar esse aprendizado para produzir pães para a minha família, mas também para vender. Já estou saindo daqui cheia de planos e sonhos”.
Esse programa de padaria artesanal veio para transformar vidas. Essa formação é para que pessoas que estão hoje em situação de vulnerabilidade possam desenvolver seu sonho de empreender. Mas também estamos falando de segurança alimentar, porque o pão é o alimento da vida e, a partir disso, a gente trabalha também na linha do empreendedorismo.
Leonardo Carolino, gerente do escritório do Sebrae/PE no Recife e Região Metropolitana.
Karla Suelen de Silva Alves, chefe da divisão de Nutrição da Prefeitura do Recife, conta que o projeto surgiu a partir de uma capacitação oferecida pelo Senai Nacional, em Brasília. “Eles nos capacitaram para a gente multiplicar esse curso pela prefeitura. Trouxemos o projeto para o Recife e, agora, estamos executando, já com a próxima turma prevista para realizar o curso nos dias 21 e 22 de outubro”.
-