Padarias fazem parte do dia a dia da grande maioria da população, seja a que fica dentro do supermercado ou aquela que fica na avenida. São estabelecimentos como esses, com os mais variados tamanhos e histórias, que estão participando do projeto Padoca 360. Promovida pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e com a indústria de alimentos Grande Moinho Cearense, a iniciativa busca promover transformações em diversas áreas dos negócios participantes, como layouts, identidade digital, produtividade e gestão empresarial.
Após visitas a mais de 30 comércios, o projeto selecionou 10 padarias localizadas na Região Metropolitana do Recife para participar de capacitações, cursos e consultorias individuais. Durante toda a jornada, serão 100 horas de trabalho, que irá atingir toda a equipe – indo de atendimento, até confeiteiros e marketing. Além de momentos em grupos, que estão sendo proporcionados por especialistas de empresas parceiras – como RiCH’s Brasil, Adnor, JR Distribuição, Prática e a própria Moinho Cearense –, os momentos de consultorias individuais auxiliam no que cada empresa precisa.
Segundo Filipe Sampaio, Gestor de projetos para Negócios de Alimentação no Sebrae/PE, esse é um ponto importante para o desenvolvimento das padarias, com melhorias em diversas áreas. “O nosso objetivo é gerar mais competitividade, profissionalização e trabalho em equipe. Assim, o faturamento vai aumentar como consequência da melhoria do atendimento e da produção. No final, quem se beneficia também são os clientes, que têm uma melhora na sua experiência, desde o atendimento até a qualidade dos produtos”, explica.