O município de Santa Cruz do Capibaribe agora tem seu próprio Inventário Turístico. O material, lançado na última sexta-feira (8), reúne, de forma inédita, um diagnóstico detalhado dos atrativos e da infraestrutura turística da cidade e servirá de base para orientar investimentos e ações no setor. Resultado de uma parceria entre o Sebrae Pernambuco e a Prefeitura, o inventário é parte do projeto que vai culminar na criação do Roteiro Turístico Oficial do município.

O inventário foi construído nos últimos meses, a partir de visitas técnicas, conversas com empresários do setor, reuniões com a gestão pública e pesquisas de campo. Nesse processo, foram identificados patrimônios naturais e culturais, eventos, meios de hospedagem, restaurantes e opções de lazer que possam motivar a permanência dos turistas na cidade. Além da listagem, o material ainda contém informações estratégicas sobre cada atrativo, formando um raio-x do turismo local e ampliando a atratividade da cidade para além da rota da moda.
Laudemiro Júnior, analista do Sebrae/PE, explica que o inventário é importante para a orientação de investimentos para o setor turístico do município, promovendo a diversificação da economia e a valorização da identidade cultural.
Entre outras coisas, o inventário turístico é uma ferramenta para auxiliar a governança municipal a tomar decisões e construir estratégias para fortalecer o Conselho Municipal do Turismo.
Laudemiro Júnior, analista do Sebrae/PE.
O especialista destaca, ainda, que o inventário é apenas um dos passos necessários para a criação do Roteiro Turístico Oficial de Santa Cruz do Capibaribe, que será proposto a partir das informações presentes no material lançado. A ideia é, posteriormente, captar parceiros e agências para atuarem na comercialização, fortalecendo o setor turístico e movimentando a economia local.
Santa Cruz do Capibaribe
Localizado no Agreste de Pernambuco, o município é o segundo maior polo de confecções do Brasil. Tradicionalmente, o município já é conhecido pelo Moda Center Santa Cruz, o maior parque de confecções da América Latina. Com o Roteiro Turístico, a Prefeitura e o Sebrae pretendem incluir outros atrativos turísticos – como a Serra do Pará, o Museu da Sulanca e fábricas de confecções – nas rotas dos visitantes.