Considerado um dos maiores do Brasil, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) também conta com a valorização do empreendedorismo através do Armazém das Artes e Negócios, promovido pelo Sebrae/PE, em parceria com a Prefeitura da cidade. A área exclusiva da instituição funcionará de 18 a 28 de julho, no Parque Euclides Dourado, abrigando 60 estandes para exposição e comercialização de produtos artesanais, além do Espaço Queijos e Vinhos. A novidade deste ano é uma homenagem a dez artesãos de Garanhuns e Buíque, que vão contar com a Galeria dos Mestres e com a Loja das Artes para comercialização dos seus produtos.
Os artesãos homenageados são: Serginho Alves, Marcos Siqueira, Mestre Fida, Zemar Vilela, José Veríssimo e José Jerônimo, de Garanhuns, e Luiz Benício, Zé Bezerra, Simone Souza e Gilvan Bezerra, de Buíque.
“Essa parceria com o Sebrae já nos rendeu vários frutos. Começou com o projeto Casarão, no qual fizemos exposição em um casarão antigo na avenida Rui Barbosa por vários festivais, e continuou com capacitação, feiras e eventos. Nesse período de 30 anos de festival, o Sebrae proporcionou a participação de vários artistas e artesãos nesse evento tão grandioso.
Zemar Vilela, artesão homenageado pelo Sebrae/PE
Além das peças dos grandes mestres, no Armazém, os visitantes podem adquirir diversos tipos de artesanato como roupas, bolsas, acessórios, produtos de decoração, pinturas, arte em cerâmica e bijuterias. Na área de alimentação, as opções também são várias, como geleias, doces, bolos, licores e biscoitos artesanais.
Outro destaque é o Espaço de Queijos e Vinhos, produtos favorecidos pelo clima frio do município. O espaço, que já acontece pelo segundo ano e conta com a participação de parceiros e clientes do Sebrae, será um local para degustação, compra e apresentação dos segmentos. Estarão presentes queijarias e produtores de laticínios locais, com queijos finos e especiais, além de vinícolas de Garanhuns e Petrolina.
Um dos expositores é o empreendedor Fábio Reis Neto, da Oxe Vinhos, produzido em Petrolina. “A expectativa é que tenha um aumento de 10% a 20% em relação ao ano passado, que já foi um grande sucesso. Foi um espaço muito procurado pelos turistas e pelo público em geral”, conta.
SERVIÇO
O Armazém das Artes e Negócios do Sebrae/PE, no FIG, abre das 13h às 22h, de segunda a quarta-feira, e das 10h às 22h, de quinta a domingo.