Uma única experiência negativa pode ser suficiente para afastar o cliente de uma marca. E, no Brasil, isso tem acontecido com relativa frequência. Segundo o relatório O cenário da experiência do cliente na América Latina 2025, produzido pela empresa de tecnologia Genesys, no país, 34% dos entrevistados relataram ter parado de fazer negócios com uma empresa devido a uma vivência ruim. De olho nesse cenário, o Sebrae Pernambuco vai preparar os empresários para colocar o cliente no centro do negócio. A abordagem integra a trilha de capacitação Experiência que transforma: do atendimento à estratégia, que será oferecida gratuitamente em três etapas, em setembro, outubro e novembro. As atividades acontecerão na Quartas de Sucesso, na sede da instituição, no Recife, das 18h às 22h.
A experiência do cliente já se tornou um diferencial competitivo no mercado, por isso é primordial compreender as necessidades dos consumidores, que, atualmente, esperam muito mais do que o benefício do produto ou serviço.
Omero Galdino, especialista em Marketing do Sebrae/PE.
Ele destaca que os donos e gestores de pequenos negócios precisam estar atentos e mapear e analisar a jornada do cliente, considerando questões como os canais usados, tempo despendido em uma fila ou em espera e a qualificação dos agentes envolvidos na interlocução com o público. “Outros aspectos são a personalização das experiências e a celeridade para resolver problemas internos que possam afetar as interações com a empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda”, reforça Galdino.
Programação
Segundo o especialista, nestas três edições do Quartas de Sucesso, gestores e empreendedores vão aprender a ouvir e compreender o público, a aplicar técnicas que aumentam a conversão em vendas e a planejar estratégias práticas garantindo que a experiência do cliente seja o motor do crescimento e da fidelização do negócio. “Desenvolvemos uma jornada formativa em cima de pilares como humanização, encantamento e aumento das vendas, trazendo palestras práticas e dinâmicas, voltadas à realidade dos empresários locais e destacando experiências que verdadeiramente conectam o público à marca”, acrescenta.
Um novo foco será trabalhado a cada mês. Como encontrar seu público ideal, aprenda a ouvir seu cliente e aumente o faturamento e equilíbrio para vender mais no ambiente digital e de forma presencial estão entre os assuntos que serão discutidos no primeiro encontro, no dia 24 de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link pe.loja.sebrae.com.br.
Já no dia 29 de outubro, as palestras serão sobre encantamento como estratégia de vendas, erros que fazem clientes desistirem da compra e segredos para consumidores voltarem e comprarem de novo. Na terceira e última fase da trilha, no dia 26 de novembro, o enfoque da capacitação vai estar na experiência e vendas para o próximo ano. Os participantes aprenderão como planejar estratégias práticas e como tornar a jornada do cliente uma experiência decisiva para vender mais no ano que vem.
“Empresas que entendem profundamente as necessidades e expectativas dos clientes vendem mais, fidelizam melhor e crescem de forma sustentável. Quando o empreendedor adapta sua comunicação, produto e atendimento para o que realmente importa ao consumidor, transforma o relacionamento e cada contato em oportunidade de fechamento de negócio”, completa Omero Galdino.
-
Serviço
Quartas de Sucesso com a trilha Experiência que transforma: do atendimento à estratégia
Quando: 24 de setembro, 29 de outubro e 26 de novembro de 2025, das 18h às 22h.
Onde: Sebrae Pernambuco (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife)
Mais informações e inscrições na Loja Virtual do Sebrae/PE.