O Sebrae/PE e a UniFafire assinaram, nesta quinta-feira (16), um acordo de parceria institucional para instalação de uma Sala do Empreendedor nas dependências da universidade. O espaço vai atender donos de micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs), com orientações e oferta de cursos e capacitações. O diferencial da nova sala é que os atendimentos serão realizados por alunos de Administração, Contabilidade e de cursos tecnólogos da UniFafire. A previsão é que o equipamento esteja disponível ao público ainda no mês de junho. Estiveram na cerimônia de assinatura Leonardo Carolino, gerente do Sebrae/PE na Região Metropolitana do Recife, e a reitora da UniFafire, Maria das Graças Soares, além de coordenadores e professores da instituição de ensino.
Um dos diferenciais do equipamento é a sua localização estratégica, na Av. Conde da Boa Vista, no coração do centro do Recife. O público-alvo é formado, principalmente, por comerciantes e prestadores de serviço que atuam na região central da capital pernambucana. Cinco alunos do centro universitário foram selecionados para realizar o atendimento aos empreendedores. Eles serão capacitados pelo Sebrae/PE e supervisionados por professores para ajudar os empreendedores nas mais variadas demandas, como formalização, obrigações legais e informações sobre acesso a crédito.
Paralelo ao trabalho de atendimento, a Sala do Empreendedor da UniFafire também servirá como um laboratório de inovação em negócios. Estudantes de todos os cursos e empreendedores interessados poderão ter acesso a capacitações voltadas para o tema.
“Essa é uma instituição comunitária, que já possui 84 anos e tem um fim social e de formação. A gente está muito feliz com a chegada dessa sala, que vai acolher essas pessoas e ajudar no processo de gestão de negócios. Já temos experiências exitosas nas áreas de saúde e jurídica, com estudantes participando do processo, atendendo a comunidade, e agora estamos ampliando essa oferta. A sala será um laboratório que fortalece a educação e estimula o empreendedorismo”, destaca a reitora Maria das Graças.
Atualmente, são mais de 100 Salas do Empreendedor espalhadas pelos municípios de Pernambuco. A maioria dos contratos são firmados entre Sebrae e prefeituras. O movimento de aproximação com a academia é recente, mas já contabiliza experiências positivas, com Salas do Empreendedor em funcionamento na UFRPE e no campus do IFPE Recife, por meio de uma parceria com o Instituto Internacional Despertando Vocações (IDV). A UniFafire será a primeira instituição de ensino privada a receber a iniciativa com o viés de inovação.
“O nosso maior ativo é fomentar o empreendedorismo, e isso acontece em várias frentes. É importante que a gente também se aproxime das instituições de ensino para cumprir a nossa missão. A gente não consegue isso sozinho, e os pontos de atendimento são fundamentais. É uma rede que se amplia a cada parceiro que embarca conosco”, destaca Leonardo Carolino, gerente do Sebrae/PE.