A Zona da Mata Norte de Pernambuco vai ganhar um Hub de Inovação e o Sebrae/PE fará parte desta construção histórica para a região. Um dos passos fundamentais para este marco foi dado na última terça-feira (22), com a formalização de uma parceria institucional com a Universidade de Pernambuco (UPE). O termo de compromisso foi assinado no campus de Nazaré da Mata, onde a iniciativa será implantada.
Gerente do Sebrae/PE para a Zona da Mata, Alexandre Alves comentou a importância do acordo de cooperação técnica com a instituição.
Essa parceria é extremamente estratégica para o Sebrae, para a região e para a própria UPE. Vamos trabalhar e contribuir para a inserção, o desenvolvimento e a consolidação de um hub de inovação. De um ambiente favorável para que a inovação e os processos a ele relacionados, que fomentam startups e soluções de problemas reais das empresas, possam ser cada vez mais alargados dentro desse território.
Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE
Ele destacou ainda que essa parceria com a Universidade de Pernambuco é inédita na Zona da Mata, especialmente como elemento de desenvolvimento, e deve impactar a produção intelectual e a educação tecnológica da região. “A inovação é essencial para a competitividade dos pequenos negócios e, consequentemente, do território onde elas estão situadas. Essa é uma parceria extremamente relevante e que, com certeza, terá muitos frutos”, enfatizou.
O diretor do Campus Mata Norte da UPE, José Alysson Ribeiro, representou a entidade na assinatura do convênio. “Essa parceria com o Sebrae para a instalação do hub de inovação é, sem dúvida nenhuma, algo muito positivo e um marco no processo de atuação do nosso campus, em toda a região da Mata Norte e também no Agreste Setentrional e Região Metropolitana do Recife”, disse o gestor.
Ele também falou sobre a expectativa com a instalação do espaço de conexão favorável à inovação na unidade, que reúne estudantes de, pelo menos, 50 municípios do estado. “Com a criação do locus de inovação, esperamos que ele atue em duas linhas principais. A primeira delas, com produção intelectual e processos fabris formativos. E a outra linha é com a questão da educação em tecnologia, com espaços makers, educação 4.0”, destacou Ribeiro.
Durante a assinatura do convênio, o diretor comentou que o início dos trabalhos do hub poderia contribuir para a formação dos estudantes do curso de gestão e logística, além dos professores formados nos cursos de licenciatura da Universidade. “Esses profissionais vão atuar nas escolas de educação básica e podem desenvolver projetos, estabelecer parcerias e fazer com que essas pesquisas, ações, oficinas e atividades de inovação ultrapassem os muros da Universidade e cheguem, inclusive, nas escolas e nos municípios em que o campus atua, podendo contribuir para impactar diretamente toda essa região”, completou.
Após a assinatura desse primeiro convênio, o Sebrae/PE acredita que outras parcerias devem ser firmadas com o Campus Mata Norte da UPE. Elas poderão ser relacionadas tanto com o viés de inovação como envolver áreas como educação empreendedora, cidades inteligentes e tecnologia, entre outras.