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Sebrae na Rua tem espaço com foco no conhecimento e experiências imersivas

Local chama a atenção pelas paredes de vidro com vista para o Marco Zero do Recife
Por Pedro Romero
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Um dos ambientes mais procurados do Sebrae na Rua, espaço exclusivo da entidade no REC’n’Play 2025, é a área cercada por paredes de vidro, remetendo a um aquário, com vista para o Marco Zero do Recife, cartão postal da cidade. Nele, um público diversificado tem acesso a mentorias e orientações sobre negócios, além de atendimentos a empreendedores e palestras sobre empreendedorismo, marketing e experiência do cliente. O lugar, que comporta cerca de 15 pessoas por vez, foi planejado nesse formato para possibilitar um foco ainda maior no conteúdo e nas atividades oferecidas.

As palestras no local são ministradas por especialistas do Sebrae e acontecem pela manhã (às 11h) e à tarde (às 14h), com reapresentações durante os demais dias do festival, para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento compartilhado. Os temas escolhidos para apresentação ao público do REC’n’Play foram “Do zero ao negócio: como tirar sua empresa do papel, com Arthur Tavares; “Que história é essa de experiência do cliente?” e “Marketing para negócios – o melhor marketing em linha reta da América Latina: o seu”, apresentadas por Omero Galindo; e “Proteja sua marca”, com Arthur Tavares. Nos intervalos, acontece a facilitação de acesso e uso da plataforma Escalada, que inclui experiência com óculos 3D e gamificação.

O público lotou o pequeno espaço, na última quinta-feira (16), para ouvir Arthur Tavares, especialista em negócios do Sebrae/PE, falando sobre a importância do registro de marca e das ferramentas para protegê-la, evitando problemas para quem tem um negócio ou quer empreender. Na palestra, dicas importantes para evitar riscos que podem impactar no faturamento e na reputação da empresa.

A marca é o principal ativo intangível de um negócio ou empresa e ela é propriedade de quem registra primeiro. Vale lembrar que geralmente as pessoas compram pela marca e isso mostra a sua importância. Ela gera fidelidade, diferencia preço e facilita a expansão.

Arthur Tavares, especialista em negócios do Sebrae/PE.

A marca é o sinal que identifica e distingue produtos ou serviços e deve ser registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão federal que examina e concede os registros. Essa proteção legal transforma o uso da marca em direito exclusivo no Brasil, o que é essencial para evitar cópias que prejudiquem as vendas. Por isso, todo empreendedor deve saber que a base legal do assunto é a Lei da Propriedade Industrial – LPI (Lei nº 9.279/1996), que regula registro, direitos e ações contra infrações.

De acordo com Arthur Tavares, um dos primeiros passos para quem quer fazer o registro de uma marca é realizar uma pesquisa prévia aprofundada para tentar identificar marcas já registradas ou solicitadas. Essa busca deve ser feita na base do INPI e também em domínios como o Google e nas redes sociais. Depois, é preciso escolher a classe no INPI para descrever corretamente o produto e acompanhar frequentemente todo o processo. O tempo médio para o registro de uma marca é de 18 meses, mas pode variar.

Entre as características que uma boa marca deve ter está a distintividade, ou seja a capacidade da marca de ser única e facilmente reconhecida. Isso evita risco de processos jurídicos e a possibilidade de o consumidor se confundir na hora de comprar. Deve-se evitar nomes genéricos como “Bolos da Maria” ou “Doce Caseiro”, e pode-se usar nomes curtos e fáceis de pronunciar.

Sobre o Sebrae Pernambuco

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.

Sobre o REC’n’Play 2025

Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse

contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.