ASN PE
Compartilhe

Sertão do Araripe recebe congresso para discutir o futuro da educação 

Evento do Sebrae direcionado a professores e gestores escolares da região pretende ampliar debate sobre educação 4.0 e empreendedorismo em sala de aula 
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

A Educação 4.0 vem transformando o ensino ao integrar tecnologia, inovação e metodologias ativas para tornar o aprendizado mais dinâmico e conectado com as demandas atuais. Nesse contexto, a educação empreendedora assume um papel essencial ao preparar os estudantes para os desafios do futuro, incentivando a criatividade, a autonomia e a capacidade de identificar novas oportunidades. Para discutir esses temas e capacitar professores e gestores escolares do Sertão, o Sebrae Pernambuco, em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Prefeitura de Araripina, realiza, no próximo dia 26 de abril, o 1º Congresso de Educação 4.0 do Sertão do Araripe.

O evento inédito apresentará como metodologias ativas e o uso de novas tecnologias podem tornar a aprendizagem mais eficiente, facilitar o acesso dos estudantes ao mercado de trabalho e fomentar políticas públicas de educação empreendedora nos municípios. A programação contará com palestras, painéis temáticos e oficinas, proporcionando aos educadores uma experiência imersiva de aprendizado e networking.

O evento atende a uma demanda crescente dos próprios educadores, que buscam alternativas para tornar o ensino mais interativo, inclusivo e alinhado com a realidade digital dos alunos. Entre os temas abordados, estão educação humanizada, o uso da inteligência artificial no ensino e metodologias inovadoras. Além disso, serão apresentados cases de sucesso de projetos desenvolvidos por professores em diversos municípios da região.

Quando falamos em Educação 4.0, estamos falando de gamificação, robótica, metodologias ativas e, principalmente, inovação e tecnologia. O aluno de hoje está conectado e, por isso, os professores precisam de ferramentas que o ajudem a se conectar ao mundo e ao conhecimento de forma mais dinâmica.

Luana Alencar, analista do Sebrae Pernambuco

O evento também trará reflexões sobre a recente lei federal que restringe o uso de celulares nas escolas, permitindo sua utilização apenas com autorização pedagógica dos professores. Para Luana, a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem. “A tecnologia é um caminho sem volta. O celular, por exemplo, pode ser um instrumento para a aplicação de metodologias educativas inovadoras. Alguns gestores já estão buscando formas de utilizar o aparelho a favor da educação, em vez de simplesmente bani-lo da sala de aula”, completa.

Além da inovação no ensino, a educação empreendedora terá destaque no congresso. O objetivo é incentivar professores e gestores municipais a incorporarem essa temática nas escolas desde os anos iniciais. O município de Granito, por exemplo, já estuda a implementação da disciplina de empreendedorismo na grade curricular.

Ainda dentro da programação do evento está previsto o lançamento do Lidera Jovem, iniciativa do Sebrae/PE que busca a formação de uma rede de jovens lideranças comprometidas com o desenvolvimento territorial. O programa vai contar com capacitações sobre desenvolvimento territorial, inovação e empreendedorismo.

O público-alvo do 1º Congresso de Educação 4.0 do Sertão do Araripe é formado por professores, gestores e coordenadores escolares  do Araripe. Alguns municípios já sinalizaram que irão organizar caravanas com docentes, mas educadores de todo o estado podem se inscrever gratuitamente na Loja Virtual do Sebrae. As vagas são limitadas. Secretários municipais de educação e gestores estaduais da pasta também foram convidados para o evento.

SERVIÇO

O quê: 1º Congresso de Educação 4.0 do Sertão do Araripe.
Quando? 26 de abril, das 8h às 17h
Onde? Auditório do Centro Universitário Paraíso (FAP), em Araripina-PE.
Inscrições: https://pe.loja.sebrae.com.br/1-congresso-de-educac-o-4-0-do-sert-o-do-araripe-103753841