ASN PE Atualização
Compartilhe

Tecnologia e inovação na construção civil ganham destaque no Rec’n’Play

Mesa redonda sobre BIM debate estratégias de gestão, integração de dados e desafios culturais para a adoção da ferramenta no setor
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

A inovação precisa estar presente em diferentes frentes e as ferramentas tecnológicas podem ser grandes aliadas na otimização de processos tradicionalmente complexos. No setor da construção civil, a adoção do BIM — sigla para Building Information Modelling (Modelagem da Informação da Construção) — já é uma realidade em diversas empresas, impulsionando eficiência e precisão. No Rec’n’Play 2025, o tema ganhou destaque durante a mesa redonda “BIM: Estratégias de gestão, integração de dados e tecnologia”, promovida pelo Sebrae Pernambuco.

O debate contou com a participação de Tiago Lopes, diretor-presidente da Associação BIM Pernambuco (ABIMPE); Rossana Gama, diretora-tesoureira da entidade e representante da Civitec Consultoria e Projetos; e Nathalia Bagagí, diretora da BLUNA Consultoria. Diante de uma plateia formada majoritariamente por engenheiros e arquitetos, o trio abordou as vantagens do BIM como metodologia de trabalho colaborativa, aplicada desde a etapa de viabilidade até a conclusão das obras.

Com o uso do software, é possível obter diagnósticos mais precisos sobre materiais necessários, custos, prazos e detalhes técnicos.

É necessário desmistificar algumas conclusões sobre o BIM, principalmente no que diz respeito à integração de informações. O mercado está em uma corrida para a implementação dessa ferramenta. Pernambuco já pode ser considerado um estado-chave nesse processo, com profissionais qualificados e construtoras incluindo o BIM em seus planos de negócio. No entanto, ainda enfrentamos desafios culturais. A tecnologia avançou, mas precisamos colocar sua adoção como prioridade

Tiago Lopes, da ABIMPE.

Com o objetivo de sensibilizar a categoria para os benefícios da ferramenta — como otimização de tarefas e redução de erros —, a ABIMPE, em parceria com o Sebrae/PE, promove nos dias 7 e 8 de novembro o BIM Day, no Recife. O encontro contará com cursos e palestras de especialistas de renome nacional. “O BIM Day acontece desde 2016 e já se consolidou como o maior evento sobre o tema no Nordeste. A ideia é apresentar o diagnóstico de uso da ferramenta no mercado local e esclarecer dúvidas de empresas e profissionais que ainda não adotaram essa metodologia”, destacou Nathalia Bagagí.

Sobre o Sebrae Pernambuco

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.

Sobre o REC’n’Play 2025 

Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse

contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.