ASN PE Atualização
Compartilhe

Um mergulho de cabeça no empreendedorismo

Academia aquática nasceu no quintal da casa da família e, após orientação do Sebrae/PE, cresceu 53% em faturamento
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

Foi em uma área no quintal da casa dos pais que o empresário José Ronny de Souza percebeu uma oportunidade para começar um negócio do zero. A ideia de usar o espaço para construir uma piscina adequada para aulas de natação e hidroginástica surgiu em 2009, durante um churrasco em família. “Meu pai disse que nesse quintal daria uma piscina boa para praticar hidroginástica. Naquela época, minha mãe já era proprietária de uma academia de musculação feminina. Eu, com 19 anos, achei a ideia um pouco mirabolante e não dei muita atenção”, conta José.

Seis anos após a ideia do pai, o que parecia impensável para o empreendedor começou a fazer sentido. Há dez anos, o desejo de empreender começou a falar mais alto. Ali começava a história da Aqua Gym, academia aquática localizada no bairro de São Benedito, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. “Eu sempre tive vontade de empreender, mas essa chama ficou mais forte em mim quando comecei a trabalhar na construção civil. Passei sete anos como técnico de Edificações e estagiei em uma empresa do setor enquanto cursava Engenharia Civil. Deixei a faculdade, pesquisei sobre empreendedorismo e, em 2014, comecei a desenhar a minha empresa. Foram oito meses fazendo o projeto arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico para no ano seguinte começarmos as obras”, relata.

Entre erros e acertos na execução do projeto e na gestão, a Aqua Gym abriu as portas oficialmente em 2018. O diferencial do seu negócio foi a sensibilidade do empresário em enxergar o seu público-alvo, formado por pessoas que buscavam saúde e bem-estar, mas que não podiam pagar muito pelo serviço. “Criei uma boa estrutura para os meus clientes, aos poucos, com uma piscina aquecida, escada de acesso e vestiários climatizados. Mas percebi que a região é basicamente residencial e que meu público faz parte das classes B e C, então tive que levar isso em consideração na hora de precificar. Outro diferencial foi começar a trabalhar com natação infantil, hidroginástica e natação para bebês, algo não muito comum na área”, destaca Ronny.

O negócio no quintal de casa parecia ter dado certo, com crescimento em ritmo interessante, motivando o empreendedor a ir mais longe. Mas, em 2020, veio a pandemia de Covid-19, que fez com que as matrículas despencassem. A Aqua Gym saiu de 170 para 11 alunos, o que resultou na receita em queda livre e demissão de funcionários. A virada de chave veio quando a empresa conseguiu surfar na onda pós-pandêmica de consumidores em busca de atividades físicas para ter uma vida mais saudável.

Em 2022, a Aqua Gym já estava reestruturada, mas José Ronny sabia que o negócio ainda precisava de ajustes na gestão para melhorar os indicadores. Foi então que ele procurou o Brasil Mais, programa do Sebrae/PE que oferece soluções para que as empresas se tornem mais lucrativas e eficientes. A partir da orientação de um Agente Local de Inovação (ALI), o fluxo de rotinas e atividades da empresa foi aperfeiçoado e dois novos colaboradores foram contratados. O empresário também foi orientado sobre metas de vendas, o que surtiu resultado positivo, com crescimento de 53% no faturamento em 2023, comparado ao ano anterior.

“A chegada do ALI fez toda a diferença, pois ele me ajudou a organizar e estruturar melhor a empresa a partir de mudanças simples para solucionar problemas que até então não eram percebidos. Basicamente, é como se o Sebrae tivesse chegado na minha casa e dito: você tem todos os móveis, mas o lugar da geladeira não é na sala, e sim na cozinha, a máquina de lavar não é no quarto, mas na área de serviço, por exemplo. Já estou nesse mercado há seis anos e de 2018 para cá, a gente já teve um crescimento mais ou menos de 800% em relação a quantidade de alunos”, conta o empresário, que espera saltar dos atuais 250 alunos matriculados para 330 ainda este ano.

Clique aqui e saiba mais sobre o Brasil Mais.