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Para quatro em cada dez pequenos negócios pernambucanos, mídias digitais respondem por mais de 40% das vendas

WhatsApp é o canal mais utilizado pelas empresas para fechar negócios
Por Amanda Claudino
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A presença no universo digital é uma realidade para donos de micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil. Dados da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, revelam que sete em cada dez empreendedores brasileiros têm perfis empresariais nas redes sociais. Em Pernambuco, o Instagram (71,2%) e o Facebook (36,2%) são as plataformas mais populares. Além de servirem como vitrine de produtos e serviços, os meios digitais também têm se revelado importante ferramentas para as vendas. A prova disso é que, para 42,6% dos pequenos negócios no Estado, esses canais respondem por mais de 40% das negociações fechadas.

No caso das vendas, o estudo revela que 70% das MPEs brasileiras usam ferramentas digitais para a realização de vendas. Com 67,3%, o WhatsApp é o canal mais utilizado pelos pequenos negócios pernambucanos para vendas – a maior média do país. Em seguida, aparecem o Instagram (52,8%) e o Facebook (21,1%). No que diz respeito a outros serviços disponibilizados através desses canais, os mais recorrentes são a apresentação do catálogo de produtos e serviços (61,8%), o “fale conosco” para contato direto com a empresa (49,4%) e a apresentação dos preços dos produtos e serviços (41,8%).

Na opinião do analista do Sebrae/PE Arthur Tavares, a pesquisa reforça o papel significativo que as redes sociais desempenham no atual cenário de empreendedorismo.

“Elas oferecem maior alcance de público, permitem a divulgação de produtos e serviços de forma mais facilitada e ainda possibilitam que o empreendedor interaja de forma mais rápida com o público-alvo. Através delas, os empreendedores conseguem obter feedbacks praticamente imediatos sobre os produtos ou serviços que disponibilizam por meio das redes sociais”, comenta Arthur Tavares.

Para aqueles empreendedores que ainda não estão nas redes sociais, o analista faz um alerta: a ausência pode ser interpretada como falta de transparência ou de credibilidade. “Hoje em dia, as pessoas esperam que as empresas estejam nas redes sociais. Se seu negócio não está, você perde conexão com o cliente e deixa de construir uma presença positiva em relação à sua marca. As redes são ferramentas estratégicas e valiosas, principalmente para o crescimento dos pequenos negócios”, ressalta.

Confira mais números da pesquisa:

Perfil empresarial nas redes sociais/internet

71,2%: Instagram
36,2%: Facebook
8,7%: Site próprio
5,4%: TikTok
3,5%: LinkedIn

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Serviços mais disponibilizados nas mídias digitais

61,8% possuem catálogo de produtos/serviços nas redes sociais
41,8% possuem preços dos produtos/serviços
39,2% possuem espaço para reclamação/sugestão
29,6% possuem personalização de produtos/serviços
49,4% possuem “fale conosco”

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Vendas por canais digitais

Mais de 40% e até 60%: 13,2%
Mais de 60% e até 80%: 12,6%
Mais de 80% e até 100%: 16,8%