ASN PE
Compartilhe

Varejistas pernambucanos esperam crescimento nas vendas de 14,5% para o Dia dos Pais

Data é importante para que os empreendedores aumentem a sua margem de lucro
Por Redação
ASN PE
Compartilhe

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae/PE em parceria com a Fecomércio-PE, revelou que 69,4% dos consumidores pernambucanos têm intenção de comemorar o Dia dos Pais em 2023. A intenção de comprar presentes para a data, que será comemorada no dia 14 de agosto, foi indicada por 45,8% dos entrevistados, enquanto 31,8% pretendem comemorar em casa e 12,6% frequentarão restaurantes ou lanchonetes. Mais da metade dos consumidores (54%) irá às compras na mesma semana da data comemorativa.

O ticket médio (preço médio das vendas por cliente) dos presentes foi estimado em R$ 148 por consumidor, variando entre R$ 153 para homens e R$ 145 para mulheres. Além disso, 81% daqueles que vão presentear o pai pretendem adquirir apenas um item; 17,1% dois itens; e 1,9% três itens. Para aqueles que irão a restaurantes, o gasto médio estimado é de R$ 161 por consumidor.

Sobre os locais escolhidos para a compra dos presentes, 48,7% efetuarão compras no comércio tradicional; 41,1% em shoppings centers; e 14,8% no comércio eletrônico. É importante destacar que as escolhas não são mutuamente excludentes, isto é, os consumidores podem buscar um canal de compra para pesquisa, mas efetuá-la por outro meio, motivado seja por oferta ou preços.

A forma de pagamento predominante será a modalidade à vista: dinheiro, Pix e cartão de débito somam juntos 61,4% das preferências dos consumidores que pretendem presentear neste Dia dos Pais, enquanto 48,7% utilizarão o cartão de crédito. Há também aqueles consumidores que tentarão escapar do comprometimento da renda nos próximos meses, assim pagando à vista ou fazendo um mix de pagamento, parte no crédito e parte à vista.

Os itens mais demandados serão os semiduráveis, ou seja, itens de vestuário (44,3%), calçados (23,2%) e perfumes e cosméticos (19,2%). Há uma preferência por itens de menor valor agregado, que comprometem menos a renda dos consumidores.

Para os estabelecimentos, a pesquisa revelou uma baixa intenção de emprego de mão de obra temporária para apoiar as vendas do Dia dos Pais. No comércio tradicional, apenas 6,3% incrementarão o quadro de pessoal. Diferente é o quadro do segmento de alimentação no comércio tradicional, onde 19,5% dos estabelecimentos pretendem contratar temporários para as festividades.

As principais estratégias dos empresários e gestores para alavancar as vendas foram o uso de internet e redes sociais, principalmente no comércio tradicional. Em shoppings centers, optou-se pelo incentivo à equipe de colaboradores como estratégia predominante.

A expectativa para o desempenho das vendas no Dia dos Pais é otimista entre os empresários: no varejo tradicional, 65,8% acreditam que as vendas serão maiores do que em 2022.No segmento de alimentação do comércio tradicional, registrou-se que 66,3% dos entrevistados possuem uma expectativa de vendas maior, quando comparadas ao Dia dos Pais do ano passado.

O otimismo do setor está ligado a queda nos preços, que estimula as compras dos consumidores; a percepção de que está em curso um bom movimento no comércio; e a confiança dos consumidores quanto ao quadro econômico. Os empresários do varejo estimam crescimento nas vendas de 14,5% no comércio tradicional. Já no segmento de alimentação, a estimativa é de avanço de 17,6%.

A sondagem ouviu 1.035 consumidores a partir dos 18 anos e com renda mensal a partir de um salário mínimo nos principais pontos de fluxo comerciais de municípios do Grande Recife, Zona da mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. No público empresarial, foram entrevistados donos de 433 estabelecimentos.

-

  • #DiadosPais #Comércio #Otimismo #compras