ASN PE Atualização
Compartilhe

Donos de pequenos negócios já podem se inscrever em programa de acompanhamento do Sebrae

Brasil Mais Produtivo oferece soluções para que as empresas se tornem mais lucrativas e eficientes. Inscrições para 1,2 mil vagas seguem até 18 de fevereiro
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

A inovação é um dos pilares para quem pensa em alavancar o seu negócio. Por isso, o Sebrae está com inscrições abertas para o Brasil Mais Produtivo, programa de acompanhamento personalizado e gratuito realizado em parceria com o Governo Federal, que leva soluções às empresas para aumento da produtividade e transformação digital. Esse trabalho é realizado por Agentes Locais de Inovação (ALI), que oferecem orientações capazes de causar alto impacto nos negócios de pequeno porte. As inscrições para o novo ciclo de consultorias, que conta com mais de 1,2 mil vagas em Pernambuco, seguem até o dia 18 de fevereiro.

Ao todo, são 1 mil vagas para empresas interessadas em aumentar a produtividade e o faturamento e reduzir custos, por meio de melhorias práticas gerenciais e otimização da linha de produção (ALI Produtividade), e mais 275 para aquelas que querem realizar uma transformação digital no seu negócio, com soluções sob medida (ALI Transformação Digital). Nesse caso, o empresário ainda recebe um apoio no valor de R$ 2 mil para contratar a ferramenta adequada para o seu negócio.

Podem se inscrever negócios sediados em todo o estado que estejam enquadrados como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) e que atuem nos setores de comércio, indústria ou serviços. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico sebrae.com.br/brasilmaisprodutivo. Depois, é só aguardar o contato do Sebrae para agendamento do primeiro encontro com o ALI. Durante o período de consultoria, serão realizadas reuniões individuais e oficinas coletivas.

Segundo dados do Sebrae/PE, empresas pernambucanas que participaram do último ciclo do Brasil Mais Produtivo, realizado em 2023, registraram um aumento médio de 18,7% na sua produtividade. Os agentes do ALI Produtividade chegaram a 105 municípios do estado. Já na modalidade ALI Transformação Digital, foram atendidas 536 empresas em 48 municípios do Estado.

“O objetivo é ajudar os empresários a implementarem inovações ao seu negócio, a fim de torná-lo mais eficiente e lucrativo. São oferecidas ferramentas e ações para melhoria de gestão nas diversas áreas da empresa, como finanças, pessoal, marketing, entre outros. Para o empreendedor, só há vantagens, uma vez que ele tem à disposição alguém pronto para ajudá-lo em suas dificuldades e focado em soluções para os problemas cotidianos”, explica Rosiane Andrade, analista do Sebrae/PE.

Proprietário da Aqua Fit, empresa criada em 2018 que oferece aulas de natação e hidroginástica em Olinda, José Ronny de Souza percebeu que a gestão do seu negócio precisava ser reestruturada para a melhoria dos indicadores. A partir da orientação do ALI, o fluxo de rotinas e atividades da empresa foi aperfeiçoado e dois novos colaboradores foram contratados. O empresário também foi orientado sobre metas de vendas, o que surtiu resultado positivo, com crescimento de 53% no faturamento em 2023, comparado ao ano anterior.

“A chegada do ALI fez toda a diferença, pois ele me ajudou a organizar e estruturar melhor a empresa a partir de mudanças simples para solucionar problemas que até então não eram percebidos. Basicamente, é como se o Sebrae tivesse chegado na minha casa e dito: você tem todos os móveis, mas o lugar da geladeira não é na sala, e sim na cozinha, a máquina de lavar não é no quarto, mas na área de serviço, por exemplo”, conta o empresário, que espera saltar dos atuais 250 alunos matriculados para 330 ainda este ano.