ASN PE
Compartilhe

Recife vai sediar encontro inédito de Ecossistemas de Inovação

Sebrae realiza ELI Summit, de 08 a 10 de junho, na capital pernambucana, evento que vai reunir protagonistas fundamentais desse segmento no Brasil e em outros países
Por Janete Lopes
ASN PE
Compartilhe

Somar e trocar conhecimentos, além de experiências, pode ser um primeiro passo para promover o desenvolvimento local a partir da inovação. É também parte da estratégia do Sebrae para realizar de 08 a 10 de junho, no Recife, o Eli Summit 2022, um encontro inédito de imersão entre ecossistemas locais de inovação do Brasil e internacionais. A iniciativa faz parte da abordagem do Programa Brasil + Inovador, que aporta nos municípios brasileiros por meio de ELIs. Para isso, transferir tecnologia e acordos de cooperação entre países, além de inspirar e promover negócios estão entre as metas dos três dias do evento que conta com apoio da Anprotec e Porto Digital.

Empresas de tecnologia, universidades, centros de ensino e pesquisa, aceleradoras, incubadoras, investidores, governos, agências de fomento e outros que integram esse ecossistema serão protagonistas do Eli Summit 2022, que tem a expectativa de reunir 350 participantes. A programação geral constará de três eixos que traduzem as temáticas Inspiração, Mão na Massa e Conexões, esse último representa o matchmaking de ecossistemas que apresentem soluções complementares para desenvolvimento mútuo. As palestras e oficinas irão abordar temas como território inovador, governança, futuro, redes, mercado, clusters, entre outros.

No primeiro dia, a programação será presencial e contará também com transmissão ao vivo para quem quiser acompanhar on-line. Já no segundo e no terceiro dia as agendas serão apenas presenciais, pois serão realizadas oficinas mão na massa e interação entre os participantes. O evento conta com a curadoria internacional de Josep Miquel Piqué, doutor em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull; presidente La Salle Tecnova; Presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha- XPCAT, Vice‐Presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha- APTE.

Nomes nacionais e internacionais já estão confirmados, como Alberto Pezzi, economista italiano com mais de 25 anos de experiência em política de clusters e competitividade regional, atua na Direção Geral da Indústria do Governo Catalão; Anna Tórz, gestora, consultora e especialista na área de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de centros de apoio empresarial; Eduard Ribas, foi Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde da Catalunha, executivo de Desenvolvimento Corporativo de uma empresa, Empreendedor e é investidor ativo; Elkin Echeverri Garcia, foi Primeiro Diretor do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação de Medellín; Fernando Amestoy Rosso, foi presidente do Parque Científico e Tecnológico Pando, no Uruguai;  e Marianna Lubanski, diretora executiva do Centro de Inovação Dinamarquês no Vale do Silício e Diretora de Desenvolvimento de Negócios na Grundfos.

Inovação – Ao criar um ambiente de imersão para ecossistemas inovadores, com dinâmicas que possibilitem realizar acordos de cooperação internacionais, o Eli Summit 2022 prevê o surgimento de novas perspectivas e conexões para o desenvolvimento sustentável desses ecossistemas. Um mapeamento realizado pelo Sebrae, em 2021, identificou 95 ecossistemas de inovação em 21 estados. Somente em Pernambuco, são 9, localizados nas cidades de Araripina, Caruaru, Petrolina, Recife, Garanhuns, Olinda, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão.

Serviço
O quê: ELI SUMMIT
Quando: 08 a 10/6/2022 – Recife
Onde: Centro Cultural Cais do Sertão (Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife)
Inscrições: https://elisummit.com.br/
Informações: APP Sebrae e 0800 570 0800 (Telefone e WhatsApp)

  • ecossistemas de inovação
  • ecossistemas locais de inovação
  • Eli Summit
  • empreendedores
  • inovação
  • startups
  • tecnologia