-
Quem disse que a cultura não pode ser um empreendimento sustentável? Emanuella de Jesus, que tem mestrado em Artes Cênicas, na UFRN, e Licenciatura em Educação Artística/Artes Cênicas na UFPE, é sócia-fundadora e CEO da Criative’Se Cultural, startup de fomento à gestão sustentável para o segmento de artes cênicas. Desenvolve estratégias de acesso e conecta as pessoas através do teatro e do empreendedorismo cultural. A Startup começou como um projeto, o Envelhecimento Criativo, em 2019. Ainda nesse ano, Emanuella e sua irmã Luana Priscila, que é Assistente Social e Sócia da startup, foram participar do programa de Empreendedorismo do Porto Digital, que é parceiro do Sebrae em vários projetos e eventos para impulsionar o Empreendedorismo em Pernambuco.
E, com a ajuda do Porto Digital, o projeto de Emanuella e Priscila, que era apenas uma pesquisa acadêmica da faculdade, virou um negócio. “De envelhecimento criativo, a gente passa a se chamar Criative’Se, e a gente migra de público-alvo também. A gente expande os horizontes, porque o envelhecimento criativo era muito focado em cursos de teatro para pessoas da maturidade, para as pessoas com mais de 60 anos. E, com a Criative’Se, a gente passa a desenvolver outros cursos, pensando em outras faixas etárias”, explicou Emanuella.
Em 2020, no início de janeiro, o projeto é formalizado como empresa, e as empreendedoras estavam se organizando para abrir um espaço próprio para receber os alunos em um lugar mais aconchegante e grande. Mas, chegou a Pandemia da Covid-19 e os planos das empreendedoras foram por água abaixo. Elas precisaram se reinventar, e participaram de outro projeto do Porto Digital, o projeto de incubação, durante um período de 12 meses.
“Isso nos ajudou a ter um novo olhar sobre o nosso negócio e a repensá-lo. Hoje, a gente tem funcionado totalmente no modo on-line, no modo digital. A gente começou reestruturando os nossos cursos, no começo do ano passado a gente estava com três cursos presenciais acontecendo, e a gente migrou essas turmas para o modo on-line. Então, primeiro a gente fez uma alfabetização digital do nosso público que, naquele momento, era quase 100% mais de 60 anos. Então, enquanto a gente ensinava teatro, ensinando as pessoas a mexerem nas plataformas e a entenderem como é que funcionava o Instagram, Facebook, YouTube, Google Meet, e assim a gente foi fazendo as nossas aulas. E, como a gente tinha essa característica de ser uma empresa educacional e ao mesmo tempo uma cultural, a gente fez alguns eventos”.
Segundo Emanuella, elas promoveram webinários, espetáculos cênicos digitais a um programa de formação em gestão de carreira para artistas. “Teve um laboratório de gestão de carreira para artista, até ir moldando o que que seriam os nossos produtos definitivos, né? Ou, pelo menos, os produtos a que nos dedicaremos. Aí, chegamos no Drama Curso, que é um curso de teatro para iniciantes, para pessoas que querem desenvolver habilidades e competências e como melhorar a timidez” disse Emanuella.
A linha de trabalho da Criative’Se é voltada para o Empreendedorismo Cultura e para gestão de carreiras artísticas, também é possível encontrar vários cursos on-line para iniciantes e profissionais das artes cênicas. O meio de divulgação dos seus produtos é feito pelo Instagram, e as empreendedoras contam com a ajuda de estagiários para melhorar o desenvolvimento do negócio.
-
Serviço
Criative’Se Cultural: @criativesecultural.portifolio (Instagram)
Canais Digitais de Atendimento Sebrae:
0800 570 0800
WhatsApp Sebrae: (81) 99194-6690
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
APP Sebrae: (Android e iOS)
-