A Cidade das Flores ganhou destaque no cenário de inovação em Pernambuco com a realização da segunda edição do Festival de Inovação e Negócios de Garanhuns (FING), no último sábado (1º). Mais de 40 palestrantes e painelistas debateram temas como empreendedorismo, tecnologia, inovação e economia criativa. O evento contou com uma programação diversificada, que incluiu exposição de startups, games, negócios e muito networking. Realizado pela Comunidade Sete Colinas, Sebrae/PE e Sesc Garanhuns, o FING chega ao segundo ano já consolidado como um dos maiores festivais da área de tecnologia e empreendedorismo do interior de Pernambuco.
O festival aconteceu no Centro Cultural do Sesc Garanhuns, onde os representantes das instituições deram as boas-vindas ao público.
Hoje Garanhuns é a capital da inovação e isso se deve pela força da comunidade. Considero este festival o maior evento de integração do interior de Pernambuco na área de inovação e de empreendedorismo.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE.
O líder da Comunidade Sete Colinas, José Augusto Branco, lembrou a importância dos parceiros e patrocinadores para a realização do evento. “Esta união foi fundamental para que conseguíssemos esses resultados, agradeço muito essa parceria. O festival consolida um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017, por meio da Comunidade Sete Colinas, e vem para agregar todas essas forças”, completou.
“Para nós é uma satisfação estar aqui, ficamos muito felizes em poder recepcionar aqui mais de 2,5 mil pessoas durante esse dia. Somos uma instituição com 80 anos de existência, que também trabalha inovação social. Por isso, a gente acredita em iniciativas como essa, muito importantes para promover cada vez mais o desenvolvimento”, pontuou Paula Lourenço, diretora de Programas Sociais do Sesc/PE.
Depois da solenidade de abertura, o Palco do Futuro, um dos oito ambientes temáticos do evento, sediou duas importantes palestras. Na primeira, o superintendente de inovação do Porto Digital, Felipe Sabat, falou sobre “Porto Digital: o que está por trás do principal distrito de inovação da América Latina”, no qual contou um pouco da história dos 25 anos do Porto Digital. Na sequência, foi a vez do fundador e CEO da Sauter, Emerson Lima, palestrar sobre “A onda da IA: empolgação ou transformação”. Para ele, a convergência das novas tecnologias está reinventando todas as indústrias do mundo. “O investimento em IA cresce a cada dia e, com isso, os robôs ocuparão parte dos postos de trabalho em pouco tempo. A expectativa de vida também vai aumentar muito e em dez anos poderemos ter a cura para todas as doenças. Estamos vivendo a era mais extraordinária da história”, enfatizou.
STARTUPS
Afora palestras e painéis realizados simultaneamente em dois palcos, o Festival de Inovação e Negócios de Garanhuns contou com outros espaços, como a exposição de startups, na qual os empreendedores apresentaram os seus negócios. Uma dessas empresas startups era a Lactoquito, que aposta no reaproveitamento de resíduos alimentares agroindustriais do camarão para um produto e aumenta a validade dos queijos nas prateleiras sem que o produto estrague. “Nós trabalhamos com a adição de quitosana, substância extraída do camarão, em produtos lácteos como o queijo. Descobrimos que a quitosana deixa esses produtos sem estragar por mais tempo. Em alguns casos, os queijos coalhos passaram de 12 para 60 dias sem estragar” explicou João Vitor, estudante do curso de zootecnia, que apresentou a inovação desenvolvida pela sua professora.
O produto chamou a atenção de Jorge Luiz, da empresa Vale Dourado, localizada em Alagoas, que veio para o FING em busca de novidades para a empresa: “Eu já consegui contato com essa empresa cujo produto consegue aumentar a durabilidade do laticínio e isso nos interessa muito, parece que esse evento foi justamente para a gente encontrar essa solução. E eu tenho certeza que essa ideia vai muito longe. Estou impressionado com a capacidade desse evento e com a mega oportunidade que encontramos aqui”.
GAMES
Entre as áreas do FING nesta edição, também foi destaque o espaço gamer com PCs Gamers, Nintendos Switchs, Fliperama e Campeonato de CS2 2×2. “Trouxemos equipamentos e jogos eletrônicos para a galera competir, se divertir, jogar, fazer aquela amizade e mostrar que esse mundo está crescendo cada vez mais”, disse Lucas Mateus, da Mandacaru Sports.
-

