A Quark, plataforma criada a partir do programa Startup Teams, foi a grande vencedora na categoria Startup do GovTech Summit 2025, maior evento de inovação em governos do Brasil, realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Porto Alegre. Idealizada por meio de uma parceria entre a startup Happen e o Sebrae, a plataforma se destaca por oferecer soluções educacionais para estudantes da rede pública de Pernambuco, com foco em empregabilidade e formação para o futuro do trabalho.
Desenvolvida por Ana Uriarte e João Tompson, fundadores da startup Happen, a plataforma Quark conquistou o prêmio por cumprir todos os critérios de avaliação, com uma proposta inovadora baseada em microlearning e gamificação. A solução promove a inserção de jovens no mercado, com impacto social mensurável e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — especialmente nas áreas de educação de qualidade e redução das desigualdades.
O trabalho desenvolvido por meio da Quark já alcançou mais de 50 mil estudantes da rede pública, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e do programa Embarque Digital, da Prefeitura do Recife. O reconhecimento no GovTech Summit reforça a importância de iniciativas como essa. Criado pelo GovTech Lab, o evento tem como objetivo aproximar empreendedores de gestores públicos para fomentar a transformação digital nos serviços governamentais.
João Tompson recebeu o prêmio presencialmente e celebrou o impacto da plataforma: “Preparamos nossos alunos para resolver problemas, desenvolver empatia e prosperar em ambientes colaborativos”, afirmou. Aos 29 anos, ele é referência no setor e exemplo de como a juventude pode liderar transformações reais no Brasil.