ASN PE Atualização
Compartilhe

Maratona de inovação e empreendedorismo marcam a primeira edição do FING  

Programação diversificada reuniu especialistas, startups e entidades em torno do tema, em Garanhuns 
Por Pedro Romero
ASN PE Atualização
Compartilhe

Uma maratona de discussões e trabalhos sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Assim pode ser definida a primeira edição do Festival de Inovação e Negócios de Garanhuns (Fing), que aconteceu no último dia 7 de dezembro, no Centro Cultural do Sesc, um dos realizadores do evento juntamente com o Sebrae/PE e a Comunidade Sete Colinas. O evento contou com palestras de especialistas, painéis, participação de startups, apresentações culturais e muito networking.

A programação de palestras e painéis aconteceu durante todo o dia no Palco Colinas e na Arena Sauter, no Sesc Cultural Garanhuns. O festival debateu temas como: inovação como mola propulsora no desenvolvimento territorial; oportunidades de inovação e tecnologia para o Agreste pernambucano; como a inteligência artificial pode aumentar a produtividade; e educação, tecnologia e impacto: negócios que transformam realidades.

Um espaço foi montado também para apresentação de startups e dos produtos de patrocinadores do evento. “Espero que este seja o primeiro de muitos festivais”, resumiu Paula Lourenço, diretora de Programas Sociais do Sesc/PE, durante a abertura do evento. Logo após a solenidade, a diretora ministrou palestra sobre o “Hub PE Criativo”.

Este evento representa mais do que uma oportunidade de aprendizado ou networking, ele simboliza a força da colaboração entre diferentes atores do ecossistema. Quando instituições, empreendedores e sociedade se unem em prol da inovação, criamos um ambiente propício para o crescimento sustentável.

Amanda Ferreira, gerente do Sebrae para o Agreste Meridional

“Queremos que Garanhuns e o Agreste se consolidem como um polo de criatividade, tecnologia e empreendedorismo”, destacou a gerente.

“O festival tem como objetivo atrair os olhares para que as pessoas possam entender o que é inovação, o que é uma empresa de tecnologia, e possam construir networking e oportunidades de negócios. Conseguimos o nosso objetivo com esse evento, trouxemos Garanhuns para o centro das atenções no estado”, pontuou José Augusto Branco, representante do Movimento Sete Colinas.

STARTUPS

Mateus Ramos, estudante de engenharia elétrica, apresentou uma startup de irrigação inteligente chamada Ceres, que tem como objetivo economizar água, energia e tempo. “São módulos de sensores que identificam a necessidade de água da planta. A partir da umidade do solo, o sistema abre a válvula de irrigação e fecha quando a planta estiver com a água necessária. Isso tudo de forma automática, trazendo economia para os produtores”, explicou.

Já Julie Jordão investe na startup Cogtech, voltada para a educação. “Nosso objetivo é ajudar as escolas públicas e privadas a organizarem o seu dia a dia para melhorar os resultados dos alunos e dos professores e até trazer mais recursos para os municípios. Para isso, temos algumas plataformas que ajudam os nossos clientes a conseguirem alcançar esses resultados”.

Victor Gabriel Machado, estudante do IFPE Garanhuns, no curso de análise e desenvolvimento de sistemas, participou do evento e gostou do que viu. “Vim prestigiar o festival e assistir às palestras. O evento está perfeito, bem organizado, com várias atividades em um único local, mas está tudo conectado com uma programação muito boa e temas importantes e bem elaborados”.

O Fing recebeu o patrocínio das instituições: Sauter, CESAR, SECTI PE, Sudene, Porto Digital, Adepe, Raja Ventures, Assespro PE-PB, Ferreira Costa, SG Digital, Contadora Laura Vasconcelos, Paint – Agência Digital e Ceça – Colaboratório.