ASN PE Atualização
Compartilhe

Oficinas educativas, jogos e atividades imersivas atraíram a atenção do público para o Sebrae na Rua no REC’n’Play

Visitantes colocaram a mão na massa e participaram de várias atividades interativas de conhecimento e criatividade
Por Pedro Romero
ASN PE Atualização
Compartilhe

O espaço Sebrae na Rua, estande exclusivo da entidade no REC’n’Play 2025, contou com uma agenda diversificada, incluindo oficinas que atraíram um bom número de público durante todos os dias do evento, realizado entre os dias 15 e 18 de outubro. Entre os temas trabalhados nas atividades desenvolvidas estavam o inglês, a matemática, a robótica e até o uso do cordel e da música na educação. A criatividade e o empreendedorismo também foram destaque, e uma oficina de estamparia digital foi uma das mais concorridas durante o evento.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

As disciplinas vistas em sala de aula ganharam uma versão lúdica para as dinâmicas realizadas no estande. Na quarta-feira (15), abrindo a programação do primeiro dia de evento, a oficina da professora de inglês Maria do Carmo Basant utilizou o método “Graded Readers” para ensinar o idioma de forma interativa, com jogos e recompensas. No dia seguinte foi a vez do público conhecer um pouco mais sobre a matemática afrocentrada, uma abordagem pedagógica que valoriza as contribuições africanas e afrodescendentes para a disciplina. Nesse momento, o professor Paulo Roberto da Silva mostrou como as medidas matemáticas foram transformadas ao longo do tempo.

Na sexta-feira (17), o time Liga do Saber, formado por estudantes do ensino médio, apresentou o aplicativo LUX, um jogo de desenvolvimento profissional e intelectual onde as pessoas respondem perguntas sobre várias disciplinas. O público participou testando o aplicativo no local. Nesse mesmo dia, outro destaque foi o professor Caio do Cordel, que utiliza o cordel e a música para ensinar disciplinas como matemática e português. “Ele trouxe uma banda chamada Coco que educa e, através do coco e do cordel, fez uma grande imersão com todo mundo construindo o cordel junto. Cantar e dançar também fazem parte da educação”, destacou Danilo López, gestor estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PE.

Fechando com chave de ouro a programação, no sábado (18) a oficina sobre estamparia digital, realizada em parceria com o Fab Lab, foi uma das mais concorridas. Quem fez a apresentação foi Morales dos Santos, um dos integrantes da empresa de design e inovação que montou uma estrutura adaptada para o espaço. Entre outras coisas, ele explicou como funciona uma máquina de corte a laser, utilizada no recorte das peças que estamparam as ecobags distribuídas aos participantes da atividade. “Essa máquina tem um laser com alta precisão, que consegue fazer recortes de materiais chapados e planos. Preparamos os carimbos usando alguns elementos da identidade visual do Sebrae na Rua e que também dialogam com a cultura pernambucana. Produzimos os carimbos com EVA (uma espécie de emborrachado) e compensados”, detalhou Santos.

Depois de aprender como o processo funciona na teoria, os participantes foram escolher os carimbos, as cores e fazer as impressões em ecobags. O estudante Guilherme Henrique fez a oficina e ficou satisfeito com o aprendizado. “Foi uma experiência legal. É uma coisa interativa e é sempre bom você ver a coisa acontecendo na sua frente. A oficina foi esclarecedora porque eu não conhecia, foram os colegas que me trouxeram porque disseram que valia a pena. Fui um dos primeiros da fila”.

Ainda entre os trabalhos interativos apresentados no último dia do RNP, estavam o do grupo Cosmotec, onde os alunos mostraram um projeto de óculos com sensores para auxiliar deficientes visuais a se orientarem; o trabalho do professor Beto de Albuquerque, que incentiva a inclusão escolar através de atividades com imagens e poesia; além de uma oficina realizada pela professora Gláucia Tadeu de Souza, que apresentou itens de robótica, incluindo um protótipo de lixeira com sensor.

EXPERIÊNCIAS

Além de muita informação, o Sebrae na Rua, um dos espaços de destaque no REC’n’Play 2025, ofereceu experiências únicas de conhecimentos e vivências através de ações lúdicas e educativas. Entre as atividades propostas estava a participação na plataforma Escalada, desenvolvida pelo Sebrae, que incluiu trilha de jogos educativos e imersões com o uso de óculos 3D. Quem participou da ação ganhou um voucher para personalizar ecobags e levar para casa. O lambe lambe, onde os visitantes tiraram fotos e colaram nas paredes do estande, também atraiu a atenção do público.

O roteiro para quem visitou o espaço exclusivo do Sebrae no evento podia começar no Aquário. “Nesse local a gente faz uma ativação usando a plataforma educativa Escalada, com as pessoas participando ao vivo. Essa tecnologia serve tanto para professores quanto para estudantes. Há uma trilha de conhecimentos e jogos bem diversificada para estimular a criatividade e a inteligência e os jogadores são estimulados o tempo todo a ter ideias de soluções”, explicou Vivian Almeida, consultora contratada pelo Sebrae/PE.

Além da prática presencial, houve também a experiência com óculos 3D, onde se pôde visualizar a imagem de um drone sobrevoando o Bairro do Recife e também um telão que mostrava como a plataforma funciona. O melhor é que todas as pessoas que se cadastraram na plataforma Escalada podem acumular pontos nos desafios e concorrer a viagens com tudo pago para Brasília, onde vão conhecer centros de inovação e tecnologia. Este desafio vai além do calendário do REC’n’Play, seguindo até novembro.

Os visitantes também registraram seus momentos no estande do Sebrae na área do lambe lambe. Com uma foto produzida e impressa na hora, em duas cópias, ele pôde colar uma delas nas paredes externas do espaço, que acabou sendo decorado com os rostos dos visitantes, reforçando o tema do REC’n’Play 2025 – “O futuro é feito de gente”.