Depois do sucesso do 1° Startup Day na Zona da Mata de Pernambuco, que reuniu mais de 400 inscritos no município de Água Preta, o time do Sebrae/PE se reuniu com Ricardo Pessôa de Queiroz, fundador da Usina de Arte Santa Terezinha e presidente do Fórum de Desenvolvimento da Mata Sul. O objetivo do encontro, realizado no Recife, foi costurar novas parcerias com o objetivo de fortalecer a Usina como um importante celeiro de inovação na região.
O Sebrae já apoia iniciativas importantes desenvolvidos no espaço, que reúne um museu de arte contemporânea e jardim botânico, como o festival Arte na Usina, que leva palestras e uma programação musical às antigas instalações de uma antiga usina de cana-de-açúcar.
“A ideia é avançar nessa parceria e se engajar numa articulação para melhorar as condições de infraestrutura de acesso na região, que desde 2015 vem se consolidando como um importante hub de inovação na Mata Sul. A realização do Startup Day na Usina de Arte só confirma esse movimento, por isso, precisamos explorar o potencial inovador da região para fazer com que o empreendedorismo ganhe mais espaço”, destaca Murilo Guerra, superintendente do Sebrae.
Na área de educação empreendedora, um dos grandes projetos desenvolvidos na Usina de Arte e o Fab Lab, um laboratório de criação digital instalando dentro da usina e que atende empreendedores da região. No local são confeccionadas peças de diversos materiais, que depois de prontas, são comercializadas em Água Preta e cidades vizinhas.
“ O que estamos vendo é uma usina que deixou de moer cana e se transformou em uma usina de ideias, de empreendedorismo, onde cada família encontra a sua nova vocação e o seu novo potencial dentro daquele arranjo territorial. Hoje você encontra restaurantes organizados pelas famílias, hostel, locais de aluguel de bicicleta para poder fazer turismo naquele território. Já existe o festival de arte, o festival gastronômico e, agora, a gente coloca de vez aquele território no radar da inovação”, destaca Evelyne Labanca, analista do Sebrae/PE.