ASN PE
Compartilhe

Sebrae auxilia na criação de colegiado voltado ao fortalecimento do turismo em Fernando de Noronha

Consultoria busca orientar grupo formado por empreendedores da ilha sobre fomento do turismo aliado a práticas sustentáveis
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

O Sebrae Pernambuco é um dos principais personagens do Convention & Visitors Bureau de Fernando de Noronha (CVB), grupo criado para fomentar a cadeia do turismo na ilha pernambucana. A entidade tem como objetivo trazer para Noronha diferentes perfis de visitantes e atrair, principalmente, turistas que estejam ligados à pauta da sustentabilidade. O papel do Sebrae/PE junto ao CVB é prestar toda a assistência necessária para a sua formalização, com consultorias e auxílio na criação de um estatuto próprio e de um plano de ação com atividades a serem desenvolvidas ao longo dos próximos meses.

O CVB é uma representação do trade daquele destino, uma governança fortalecida com foco na atração de turistas e eventos. Vamos fazer um trabalho semelhante ao que existe em destinos como Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Pipa, no Rio Grande do Norte.

Aline Cavalcanti, analista do Sebrae/PE

Hoje, a entidade reúne cerca de 70 empresas, entre pousadas, bares, restaurantes, receptivos, operadoras de mergulho e demais empreendimentos de pequeno porte.

Uma das missões do grupo será dialogar com o poder público na tentativa de fortalecer ainda mais o turismo em Noronha. A estrutura de atuação da entidade está sendo construída com base em exemplos exitosos desenvolvidos pelos Conventions do Recife, Porto de Galinhas, Pipa e de Joinville (SC). “Já existem muitas empresas interessadas em se associar ao CVB. Estamos coletando esses cadastros a fim de verificar questões como CNPJ, alvará de funcionamento e tudo o mais que envolva a regularidade desses empreendimentos”, reforça Aline.

Outro ponto de atenção para o grupo é a promoção de medidas de estímulo à sustentabilidade, como o turismo regenerativo, focado em regenerar áreas devastadas pela ação humana. “Nosso grande desafio é ampliar o turismo sem deixar de preservar o destino Noronha. Precisamos fazer com que o turista que procura a ilha esteja sensibilizado e consciente de que ele está diante de uma riqueza natural que precisa ser preservada. Essa pauta também precisa ser abraçada pelos empresários locais”, completa a analista.

O cronograma de atividades prevê, em meados de julho, a apresentação de uma primeira proposta de estatuto do CVB a ser validada pelos participantes da entidade. Ainda no próximo mês, a expectativa é realizar um workshop para a construção do plano de ação que vai nortear as atividades do colegiado, além da assembleia de votação para eleger a chapa que vai presidir o CVB em seu primeiro ano.