Os 700 alunos da rede pública de educação que concluíram a edição 2024 do programa Miniempresa da rede global Junior Achievement em Pernambuco (JAPE) encerraram a participação no processo em grande estilo na noite do último dia 31 de outubro. Em clima de festa, a cerimônia de formatura das 32 turmas de 31 escolas da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste do estado lotou a Concha Acústica Paulo Freire, na Universidade Federal de Pernambuco, na Zona Oeste do Recife.
Durante a solenidade, foram anunciadas as iniciativas escolares que apresentaram as melhores performances em 2024. O prêmio de Melhor Miniempresa do ano foi entregue pela diretora técnica do Sebrae/PE, Josiana Ferreira, aos alunos do Instituto Solidare, do Recife. Ao lado de Roseana Faneco, diretora de Relações Institucionais da JAPE, ela parabenizou os integrantes da miniempresa Easy Cleaning, que criou um sabão em papel biodegradável.
O Sebrae acredita muito na Educação que Transforma. Esse projeto é prioritário no país inteiro e não é diferente aqui em Pernambuco, onde está presente nos 185 municípios do estado.
Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae/PE
“Acreditamos realmente que a educação transforma vidas, a sociedade, a realidade, e ela faz isto por meio de cada estudante. Plantando a semente do empreendedorismo e da inovação, vamos colher com vocês um estado mais próspero e desenvolvido”, destacou.
Tendo o Sebrae/PE como entidade incentivadora do programa Miniempresa, Josiana Rocha fez um reconhecimento a todos os envolvidos na empreitada e falou do orgulho da iniciativa e da cerimônia na UFPE. “Como os estudantes aprenderam no Miniempresa, ninguém faz nada sozinho, por isso agradecemos a todos os parceiros com quem contamos para levar o empreendedorismo a todos os lugares durante o ano inteiro”, pontuou.
Ela ainda pediu aplausos para os pais e representantes das escolas presentes. “Contem sempre com o Sebrae, a maior instituição da aceleração e formação de startups da América Latina. Aqui é o fim de uma etapa e o começo de novos caminhos e estamos à disposição para, quem sabe, transformar esse sonho de miniempresas em superempresas. Que vocês possam ter muito sucesso”, completou. Analista do Sebrae/PE à frente da parceria, Danilo Lopez também participou do evento.
A festa de formatura foi a culminância de um trabalho desenvolvido pela JAPE, ao longo do ano, por meio de aulas semanais com os jovens. Nesse período, eles aprenderam desde ensinamentos de economia de mercado até atividade empresarial e foram estimulados a criar produtos carros-chefes das empresas. As peças criadas em 2024 tiveram apelo forte na sustentabilidade em que se destacaram itens como repelente natural; bijuterias ecológicas; porta-copos, suporte para telefone celular e luminárias de material reciclado; quadros e almofadas decorativas; sabão de papel biodegradável; bolsa multiuso feita com câmara de pneu; e lápis, estojos e cadernos ecológicos.
Estudante da Escola Técnica Estadual José Humberto Moura Cavalcanti, de Limoeiro, Mirella Taynara Melo participou da construção da miniempresa Carpe Diem. Com foco na preservação do meio ambiente e no reaproveitamento de materiais que seriam descartados, os estudantes criaram ecobags em algodão cru e broches feitos com tampinha de garrafa.
Ela explicou que um dos grandes diferenciais da iniciativa esteve nas ações complementares, que envolveram diversos estudantes e professores da unidade de ensino. “As etiquetas das nossas ecobags vêm com um QR Code que leva a uma plataforma voltada para o bem-estar com vídeos de yoga, meditação e afins, além de uma playlist e um podcast falando sobre assuntos como alimentação saudável e sustentabilidade”, detalhou.
Mirelle destacou os ganhos pelo envolvimento com o programa. “Ele trouxe ganhos no dia a dia dos estudantes, que aperfeiçoaram diversas habilidades nesse período, como confiança. A minha experiência também foi muito positiva, com desenvolvimento pessoal, intelectual e emocional”, enfatizou. A aluna já participou de diversas iniciativas do Sebrae/PE – como o Jovens Empreendedores, além de trilhas de conhecimento e cursos de inteligência emocional e liderança de equipes, entre outros – e antecipa que pretende continuar na área de empreendedorismo. “Eu já estudo Desenvolvimento de Sistemas na escola e, no futuro, quero investir em algo na área de tecnologia e vou procurar o Sebrae”, adiantou.
SOBRE
A Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, com presença em mais de 100 países. A instituição fundada em 1919, nos Estados Unidos, é pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”.
Atua há mais de quatro décadas no Brasil, onde já entregou mais de seis milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários. Em Pernambuco, desenvolve atividades de educação empreendedora desde 2003. Mais informações sobre a ONG no estado estão disponíveis em jape.org.br.