ASN PE
Compartilhe

Mapa Municipal de Turismo dos Palmares é apresentado à cadeia produtiva do setor  

Plano construído em parceria entre Sebrae e Prefeitura insere o município no Mapa do Turismo Brasileiro e orientará ações para o desenvolvimento do setor
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

O lançamento do Plano Municipal de Turismo dos Palmares, na última sexta-feira (04), lotou o Cine Teatro Apolo, um dos principais equipamentos culturais da cidade conhecida como a ‘Capital da Mata Sul’ pernambucana. O evento reuniu mais de uma centena de empreendedores, guias turísticos, empresários do mercado de alimentação fora do lar, artesãos, comerciantes e integrantes do setor hoteleiro, entre outros que fazem parte da cadeia produtiva do setor na região.

O planejamento estratégico foi elaborado pela Prefeitura dos Palmares em parceria com o Sebrae Pernambuco. Ele é um dos primeiros produtos formatados após a entidade promover o programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) no território. A construção faz parte das metas definidas de forma colaborativa para a promoção do desenvolvimento econômico e sustentável da Mata Setentrional do estado. Água Preta, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Primavera, Ribeirão e Xexéu são as demais cidades envolvidas na empreitada.

É algo extremamente relevante, que ajuda a nortear os investimentos públicos no setor. Além disso, a partir do momento em que o município conta com um planejamento como esse, começa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, a existir oficialmente para o Ministério do Turismo.

Alexandre Alves. gerente do Sebrae/PE para a Zona da Mata

“Com isso, ganha a oportunidade de acessar uma série de vantagens estratégicas e operacionais, incluindo recursos para iniciativas voltadas ao crescimento do setor, como obras de infraestrutura e ações promocionais”, detalhou Alexandre. Ele reforçou ainda que o município tem grande potencial para a exploração da atividade turística, que também pode fortalecer a geração de emprego e renda.

A diretora de Turismo dos Palmares, Tarciana Gusmão, também comentou sobre o Plano. “Essa parceria com o Sebrae está sendo bastante importante no desenvolvimento territorial e do turismo como vetor de todo esse processo. O plano é um ponto de partida, um norteador, um marco histórico para o município e para toda a região. Fizemos um diagnóstico do território e traçamos eixos estruturantes que irão embasar os planos de ações a serem desenvolvidos posteriormente. Eles envolvem áreas como qualificação, governança, projetos estruturadores e inovação — todos com o objetivo de desenvolver o território de forma integrada e promover o turismo a partir das potencialidades da região, tanto no aspecto das riquezas culturais, que aqui são muitas, quanto das riquezas naturais”, ressaltou.

Segundo a gestora, o carro-chefe do município será o turismo cultural. “Mas também vamos investir no turismo de aventura, religioso, pedagógico, de eventos, gastronômico… Enfim, a cidade possui um grande potencial, e esse avanço terá como base e ponto de partida o estudo realizado em parceria com o Sebrae”, acrescentou Tarciana.

A partir das diretrizes do Plano Municipal de Turismo, a expectativa é de que Palmares otimize a estruturação das atividades turísticas na localidade, evitando impactos negativos e potencializando os principais atrativos, como os festivais culturais, a gastronomia típica e o turismo rural. O planejamento estratégico também contribuirá para o fortalecimento da identidade cultural do município, beneficiando tanto moradores como visitantes, tornando a cidade mais competitiva no cenário turístico regional.

MAIS 

Palmares está localizada a aproximadamente 120 quilômetros do Recife. Conhecida como ‘Capital da Mata Sul’, a cidade de clima tropical tem população estimada em 56,6 mil pessoas pelo IBGE e é a terra natal de grandes nomes da cultura brasileira – entre eles, o escritor e poeta modernista Ascenso Ferreira e o advogado, escritor e crítico literário Hermilo Borba Filho, reconhecido ainda pela bem-sucedida carreira como dramaturgo, romancista, ator, diretor, tradutor e teatrólogo.

O casarão onde funciona o Cine Teatro Apollo, o mais antigo do interior e o terceiro do estado, também é sede da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho e um dos principais equipamentos turísticos da cidade. Outros atrativos do município são a Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, erguida em 1873; as Cachoeiras da Fumaça, Véu da Noiva II, Caritó, Mágico e do Engenho Serra Azul; trilhas ecológicas; a Casa-Grande do Engenho Paul, datada de 1863; a Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto; e a ponte de ferro sobre o Rio Pirangy, construída em 1882 pelos engenheiros ingleses da Great Western, entre outros.