Iniciativa do Sebrae Pernambuco com execução do laboratório de inovação social Verda, o desafio Jovens de Impacto prepara estudantes de escolas públicas para o desenvolvimento de ações que tragam benefícios para as unidades onde estudam e comunidades em que vivem. Na última sexta-feira (30.05), o auditório da sede do Sebrae/PE, no Recife, recebeu uma movimentação diferenciada com uma prévia da final da competição – chamada Impact Day, tradicionalmente promovida em dezembro -, que reuniu mais de 150 professores, gestores e estudantes de 23 escolas da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata.
Os pequenos negócios respondem por mais da metade da força de trabalho e por 30% do PIB nacional. Os jovens são o nosso futuro e queremos ver todos crescendo e empreendendo com nosso apoio. Agora, todos estão estudando, mas já começam a fazer a diferença nas comunidades onde vivem por meio das ações da educação empreendedora.
Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae Pernambuco
Conteúdos voltados à inovação e ao empreendedorismo social, além de atividades interativas e dinâmicas para docentes e alunos, fizeram parte da programação especial do evento. Entre os destaques, uma palestra com o ativista do movimento maker no Brasil, Edgard Andrade, que falou sobre o futuro das escolas, das cidades e dos negócios.
Jackson Atos é professor da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) São Sebastião, no Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recide. Ele está à frente das ações que envolvem o Jovens de Impacto na unidade de ensino, onde educadores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Médio abordaram a questão da empatia como antídoto para a discriminação social. O assunto foi trabalhado em forma de texto, arte e imagem, com produção de conteúdos como cordel, poesia, música e esquete teatral.
A iniciativa já envolveu os alunos neste primeiro semestre do ano e vai seguir dando resultados a longo prazo na EMTI, instituição com 10 turmas e 325 alunos. “Criamos um grupo de apoio permanente de combate à discriminação na escola. Os professores terão reuniões mensais para planejamento e desenvolvimento de ações sistemáticas com foco principal na redução das desigualdades sociais. E os estudantes que participaram da fase inicial do projeto do Jovens de Impacto serão agentes multiplicadores sobre a temática para os colegas”, apontou Jackson, titular das disciplinas de Ciências, Matemática e Educação Ambiental na São Sebastião.
Outro ponto alto do Esquenta Impact Day foi a premiação de três escolas que se destacaram pelos projetos inscritos no desafio Jovens de Impacto. A Escola Municipal Vereador Otávio Miranda, do Jaboatão dos Guararapes, conquistou a categoria “Ação mais inclusiva” pelo desenvolvimento de uma bengala eletrônica feita com materiais recicláveis e equipada com sensores capazes de identificar obstáculos e emitir sinais sonoros.
Já a categoria “Ação mais empreendedora” foi vencida pelo IFPE campus Cabo de Santo Agostinho, com a promoção de um workshop sobre empreendedorismo e marketing para pessoas que já comercializam produtos dentro da comunidade escolar. A Escola de Referência em Ensino Médio Eurídice Cadaval, de Itapissuma, ganhou a categoria “Ação mais sustentável”. Os alunos promoveram uma assembleia com diversos representantes, incluindo do poder público, para discutir o problema de falta de água nas torneiras do município.
O Esquenta Impact Day foi um evento de comemoração e reconhecimento, muito gratificante por usar um formato que alcança o público em todos os seus aspectos, trazendo a música, o lúdico, a linguagem do jovem que o coloca em cima do palco como protagonista e com autonomia para falar sobre o seu projeto e como este projeto muda a vida dos outros.
Danilo López, gestor estadual de Educação Empreendedora do Sebrae Pernambuco
“O evento confirma que estamos no caminho certo para mitigar a desigualdade social. Esse é o grande destino do Sebrae Educação: promover ações positivas para essa juventude, que hoje é jovem, mas que amanhã é o empresário. E o que queremos é que esses empreendedores tenham a visão da transformação digital, mas também da sustentabilidade e da responsabilidade social”, completou.
Mais
O Jovens de Impacto é uma jornada de aprendizagem baseada nos princípios da educação empreendedora e na metodologia de resolução de problemas sociais. A iniciativa tem por objetivo preparar os jovens para enfrentar desafios cotidianos com incentivo ao perfil empreendedor, o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade dos participantes pensarem de forma criativa e da habilidade de liderar mudanças significativas em suas comunidades. Também faz parte dos objetivos do programa o fomento ao empreendedorismo social como ferramenta pedagógica na educação básica brasileira.