Proprietários e representantes de empresas de micro e pequeno porte dos mais diversos setores participaram, nesta quarta-feira (07), da primeira edição do Café com Negócios em Pernambuco. O evento, realizado na sede do Sebrae/PE, no Recife, foi promovido pela instituição em parceria com a Transpetro para aproximar pequenos negócios da maior subsidiária da Petrobras – que tem atuação global e está presente em cerca de 50 terminais aquaviários e terrestres, incluindo o Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Litoral Sul do estado.

A diretora Técnica do Sebrae/PE, Josiana Ferreira, falou da importância da iniciativa, que reuniu cerca de 60 potenciais fornecedores da região para possíveis parcerias com a empresa. Ela ressaltou que o Sebrae apoia as micro e pequenas empresas em todo o país, inclusive em Pernambuco, onde representam mais de 90% dos empreendimentos. Atualmente, a instituição desenvolve ações voltadas para a qualificação desses empreendedores, com foco em gestão, inovação e acesso a novos mercados.
Entre as muitas iniciativas, está a realização de eventos com o Café com Negócios, com foco no encadeamento produtivo. Nessas ocasiões, dialogamos com grandes players para identificar o que é preciso para que eles comprem dos pequenos negócios e, ao mesmo tempo, preparamos os empreendedores para que estejam aptos a se tornarem fornecedores para grandes empresas.
Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae/PE
Robson Ferreira, gerente setorial de Materiais para Dutos e Terminais da Transpetro, ficou responsável pela apresentação das oportunidades de negócios junto à subsidiária. “A Refinaria Abreu e Lima tem desafios grandes nos próximos anos, expansões significativas, e a Transpetro, como braço de transporte de petróleo e derivados, está completamente inserida nesse contexto e engajada com a RNEST para prover as melhores soluções nesse ramo para o Brasil e para o negócio da Petrobras”, apontou.
Segundo o gestor, no ano passado, a companhia celebrou 502 contratos de prestação de serviços ou fornecimentos de bens. “Importante dizer que, quando temos um contrato de serviço ou de material, conseguimos desburocratizar toda a etapa de compra, porque os fornecedores já participaram de um processo de licitação. O convite que fazemos é para captar fornecedores e trazê-los para serem parceiros nos nossos desafios”, acrescentou Robson Ferreira. O gerente setorial de Estratégia de Aquisição e Soluções de Suprimentos da Transpetro, Bruno Pontes, também participou do encontro.