ASN PE
Compartilhe

Café com Negócios aproxima pequenos negócios pernambucanos da Transpetro

Primeira edição do evento, realizado pelo Sebrae, reuniu empreendedores com potencial para se tornarem fornecedores da subsidiária da Petrobras
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

Proprietários e representantes de empresas de micro e pequeno porte dos mais diversos setores participaram, nesta quarta-feira (07), da primeira edição do Café com Negócios em Pernambuco. O evento, realizado na sede do Sebrae/PE, no Recife, foi promovido pela instituição em parceria com a Transpetro para aproximar pequenos negócios da maior subsidiária da Petrobras – que tem atuação global e está presente em cerca de 50 terminais aquaviários e terrestres, incluindo o Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Litoral Sul do estado.

Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae/PE, na abertura do Café com Negócios

A diretora Técnica do Sebrae/PE, Josiana Ferreira, falou da importância da iniciativa, que reuniu cerca de 60 potenciais fornecedores da região para possíveis parcerias com a empresa. Ela ressaltou que o Sebrae apoia as micro e pequenas empresas em todo o país, inclusive em Pernambuco, onde representam mais de 90% dos empreendimentos. Atualmente, a instituição desenvolve ações voltadas para a qualificação desses empreendedores, com foco em gestão, inovação e acesso a novos mercados.

Entre as muitas iniciativas, está a realização de eventos com o Café com Negócios, com foco no encadeamento produtivo. Nessas ocasiões, dialogamos com grandes players para identificar o que é preciso para que eles comprem dos pequenos negócios e, ao mesmo tempo, preparamos os empreendedores para que estejam aptos a se tornarem fornecedores para grandes empresas.

Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae/PE

Robson Ferreira, gerente setorial de Materiais para Dutos e Terminais da Transpetro, ficou responsável pela apresentação das oportunidades de negócios junto à subsidiária. “A Refinaria Abreu e Lima tem desafios grandes nos próximos anos, expansões significativas, e a Transpetro, como braço de transporte de petróleo e derivados, está completamente inserida nesse contexto e engajada com a RNEST para prover as melhores soluções nesse ramo para o Brasil e para o negócio da Petrobras”, apontou.

Segundo o gestor, no ano passado, a companhia celebrou 502 contratos de prestação de serviços ou fornecimentos de bens. “Importante dizer que, quando temos um contrato de serviço ou de material, conseguimos desburocratizar toda a etapa de compra, porque os fornecedores já participaram de um processo de licitação. O convite que fazemos é para captar fornecedores e trazê-los para serem parceiros nos nossos desafios”, acrescentou Robson Ferreira. O gerente setorial de Estratégia de Aquisição e Soluções de Suprimentos da Transpetro, Bruno Pontes, também participou do encontro.