ASN PE Atualização
Compartilhe

Empreendedores do Sertão aproveitam 11ª ExpoRajada para ampliar negócios

Produtores de ovinos e jovens empreendedores do artesanato em couro apoiados pelo Sebrae marcarão presença no evento
Por Adriana Amâncio
ASN PE Atualização
Compartilhe

A produção de ovinos e caprinos é uma das atividades econômicas mais importantes do Sertão do São Francisco. A espécie de fácil adaptação compõe uma população de quase 2,1 milhões de cabeças, segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Essa importante atividade econômica ganhou um evento especialmente dedicado a fomentar os negócios. É a 11ª Exporajada, que acontece entre os dias 19 e 21 de abril, no Distrito de Rajada, em Petrolina. Para muitos empreendedores apoiados pelo Sebrae/PE na região, o evento traz oportunidades como turbinar os lucros, conquistar novos clientes e adquirir novos conhecimentos para aperfeiçoar a produção.

A ExpoRajada é voltada para a comercialização de ovinos e caprinos de alto padrão genético e à divulgação de técnicas de produção de rebanho de boa genética. Aberto ao público, o evento reúne também representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário e produtores – incluindo criadores de ovinos que atuam com melhoramento genético, com apoio do Sebrae/PE. A Unidade Regional do Sebrae em São Francisco, cuja sede é em Petrolina, também terá um estande na feira com exposição de produtos, jogos temáticos e palestras sobre temas como “Sanidade do Rebanho”.

Para muitos produtores, a feira marca a estreia no mercado da ovinocultura. Este é o caso dos jovens empreendedores de artesanato em couro, ligados à Escola Estadual Malaquias Mendes da Silva do Distrito de Rajada, que devem comercializar os produtos nesse evento pela primeira vez. Prestes a concluírem o Ensino Médio, muitos deles já preocupados com a geração de renda, encontraram neste setor uma chance de faturar. Para a ExpoRajada, eles vão levar bolsas, carteiras masculinas e femininas, porta-celular e porta-moeda, além dos acessórios para vaquejada.

Os jovens estudantes identificaram o potencial econômico e aprenderam a lidar com o artesanato em couro ao participar do Programa Agente Local de Inovação (ALI), promovido pelo Sebrae/PE. O analista do Sebrae/PE Gledson Mattos considera que a ExpoRajada traz benefícios de curto, médio e longo prazo para os produtores. “A feira é uma possibilidade de acesso aos mercados que acaba gerando negócios, mesmo após o seu encerramento. O produtor lucra em dinheiro e em conhecimento sobre como produzir um rebanho de alto padrão genético”, explica.