ASN PE
Compartilhe

Empreendedorismo feminino é a estrela da 8ª edição do “Mulheres que Brilham”

Evento reuniu mais de 500 participantes em Petrolina e destacou histórias inspiradoras de superação e sucesso nos negócios
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Uma noite em que o empreendedorismo feminino brilhou. O auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, ficou lotado na noite da última quinta-feira (27) para as palestras da 8ª edição do “Mulheres que Brilham”, evento realizado pelo Sebrae/PE, pela Agência Municipal do Empreendedor de Petrolina e pela Prefeitura de Petrolina. Voltado para donas de pequenos negócios e potenciais empreendedoras do Vale do São Francisco, o encontro abordou os desafios e conquistas das mulheres no mercado, trazendo exemplos de empresárias que comandam suas carreiras com êxito.

A atração mais esperada da noite foi a influenciadora digital Gabriela Sales, conhecida como Rica de Marré. Empresária e referência nacional, ela transformou sua paixão por moda em um negócio de sucesso, impactando milhares de pessoas nas redes sociais. Durante um bate-papo interativo, Gabriela compartilhou sua trajetória e revelou estratégias para se destacar no mundo digital.

“Estar sempre criando conteúdo é essencial para se destacar. Às vezes, você posta algo e pensa: ‘Ah, não deu certo…’, mas uma hora vai dar! O importante é colocar sua personalidade, seu jeito, ser autêntica e ficar atenta às tendências. O Instagram e outras redes oferecem métricas que permitem avaliar o desempenho. É um trabalho que exige resiliência”, destacou Gabriela.

O seminário também foi um momento de celebração e troca de experiências, reunindo histórias reais de mulheres que enfrentaram desafios e, com inovação e determinação, alcançaram o sucesso. É o caso da triatleta Ana Augusta, campeã mundial na categoria F35-39 do Ironman 2022. Moradora de Petrolina, Ana é idealizadora do projeto Triathlon “Mãe Malvada”, que incentiva a prática esportiva entre mulheres da região. No palco do Mulheres que Brilham, a empreendedora compartilhou sua trajetória, marcada por superação e dedicação ao esporte.

“O esporte transformou minha vida e me deu forças para seguir em frente. Hoje, quero ajudar outras mulheres a acreditarem em seu potencial, independentemente dos desafios. Afinal, cada desafio é uma oportunidade disfarçada de obstáculo e nada é mais forte do que alguém que se reconstrói”, afirmou Ana Augusta.

Mais de 500 mulheres participaram do evento, sendo 283 delas donas do próprio negócio, ou seja, mais da metade do público presente era de empreendedoras. Para Heloisa Nobrega, analista do Sebrae/PE responsável pelo evento, o Mulheres que Brilham deixa como reflexão a capacidade de se reinventar e a busca por empoderamento. “Acredito que, após este encontro, elas vão se sentir mais confiantes e empoderadas, sabendo que todas possuem vulnerabilidades, medos, desafios, obstáculos, mas, quando compartilhamos isso, o fardo passa a ficar mais leve. Sabemos que podemos contar umas com as outras e criar uma rede de apoio entre mulheres fortes e empreendedoras”, aponta.