ASN PE Atualização
Compartilhe

Espaço Sebrae na Fenearte gera oportunidades para mais de 60 empreendedores aumentarem as vendas e expandirem atuação

Além do incremento no faturamento, participação na feira é vitrine para pequenos negócios das áreas de gastronomia, moda e artesanato
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

Até o próximo dia 14 de julho, o Centro de Convenções estará recebendo a 24ª edição da Fenearte, reconhecida como uma das maiores feiras de artesanato da América Latina. A Feira conta com a participação do Sebrae Pernambuco como financiador e apoiador de 68 empreendedores nas áreas de artesanato, gastronomia e moda autoral. O Espaço Sebrae de Economia Criativa, com 540 m², está situado entre as ruas 16 e 17 do Cecon. A abertura do evento, no dia 3 de julho, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o superintendente, Murilo Guerra, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Pernambuco, Fausto Pontual, além da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Essa feira tem uma importância muito grande para os donos de pequenos negócios. São 68 artesãos, apoiados pelo Sebrae, que esperam o ano todo por essa oportunidade para vender mais, fechar negócio com fornecedores e ser visto pelos consumidores. Somos um parceiro histórico do evento e estar juntos, em mais um ano, é a prova da nossa missão de fortalecer a economia criativa no nosso estado.

Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE

Nesta edição da Fenearte, o Sebrae/PE investiu R$ 691 mil reais, valor utilizado para viabilizar a participação dos expositores e demandas de infraestrutura, além do transporte e hospedagem das caravanas de empreendedores do interior do estado que estarão na feira. O grande diferencial do espaço é o subsídio oferecido pelo Sebrae, barateando o custo para os expositores e tornando o evento mais acessível a esses empresários.

Os selecionados para o Espaço Sebrae de Economia Criativa passaram por uma curadoria criteriosa, onde foram avaliados itens como tradição, inovação, originalidade, sustentabilidade e qualidade. A empresária recifense Adriane Barros trabalha confeccionando brincos, colares e acessórios de madeira. Ela já participou de outras edições da feira, mas é a primeira vez que participa da área do Sebrae.

“Feliz em estar mais um ano na Fenearte e, dessa vez, nessa parceria com o Sebrae, que tem acompanhado a evolução do meu negócio. A expectativa é vender bastante nos próximos dias e fazer com que o meu trabalho seja reconhecido por pessoas de outros lugares do Brasil e quem sabe do mundo”, comenta Adriane. 

Empolgação é o que define o casal Cláudia e Flávio Bezerra, que veio de Garanhuns, no Agreste pernambucano, para participar como expositores na Fenearte. Eles também trabalham com madeira, mas com um toque decorativo, confeccionando utensílios para o lar como tábua de frios, para sushi, bandejas de café da manhã e quadros.

“Estamos ansiosos para colher bons frutos dessa experiência, que é muito importante para quem empreende. Temos uma loja móvel, mas sempre participamos de eventos, e um desse tamanho é uma oportunidade de ouro para apresentar o nosso trabalho para o mundo”, destaca Flávio.

Além dos estandes, os expositores do espaço exclusivo podem conversar e fechar negócios com fornecedores e até captar grandes clientes para futuras vendas. A área conta com sinalização diferenciada e funciona como uma grande rede de apoio aos empresários. Equipes do Sebrae/PE estarão no local durante todo o evento para ajudar no intermédio de negociações, a fim de que esses empreendedores consigam acessar novos mercados.