ASN PE
Compartilhe

Missão técnica ao iFood Move ajuda empreendedores de alimentação fora do lar a conhecer tendências de mercado

Ação do Sebrae amplia acesso à inovação e estratégias de crescimento no setor no maior evento para donos de restaurante na América Latina
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

O Sebrae Pernambuco está conduzindo uma missão técnica ao iFood Move com 23 empresários do setor de alimentação fora do lar da Região Metropolitana do Recife. Considerado o maior do gênero voltado a donos e gestores de restaurante da América Latina, o evento acontece nesta terça (05) e quarta-feira (06), no São Paulo Expo, na capital paulista. Em sua segunda edição, o encontro tem como principais eixos temáticos o empreendedorismo, a inovação, a tecnologia e o crescimento sustentável. Os ingressos, com preços a partir de R$ 1.048 por um dia, estão esgotados.

O grupo que embarcou nesta segunda-feira (04) para São paulo participou de uma trilha de conhecimento realizada pelo Sebrae/PE em parceria com o iFood nos meses de junho e julho. Além de fomento ao setor, as qualificações funcionaram como uma preparação para esse evento maior agora em agosto. As atividades foram executadas para promover mais competitividade aos pequenos negócios de alimentação, especialmente os com atuação em delivery. Para o gestor de Alimentação Fora do Lar do Sebrae/PE para a RMR, Filipe Sampaio, a participação em eventos como este integra a estratégia da instituição para estimular uma postura empresarial mais alinhada ao mercado, com foco em desenvolvimento sustentável, inovação constante e atenção às novas demandas de consumidores.

A missão técnica ao iFood Move representa a culminância de um programa de capacitação no qual os empresários terão a oportunidade de interagir com os principais nomes do setor de food service, absorvendo ideias, dados de mercado, insights e tendências aplicáveis aos seus negócios.

Filipe Sampaio, gestor de Alimentação Fora do Lar do Sebrae/PE para a RMR.

A programação do encontro inclui temas como uso de inteligência artificial e dados, processos para acelerar vendas e precificação no delivery, hospitalidade para impulsionar o sucesso, inteligências do futuro, cozinha com propósito, desafios de crescer no Brasil e como construir desejo por meio de canais digitais. As atividades e conteúdos vão ser comandadas por nomes como Eduardo Abreu, vip de Negócios da Visa Brasil; Fábio Medeiros, diretor de Marketing da Bacio di Latte; Francine Cristelo, CIO da PepsiCo Brasil; Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood; Rennan Leta, fundador da Casa Favela; os atletas Hugo Calderano e Usain Bolt; chef André Saburó, do Quina do Futuro; e Silvio Meira, fundador do CESAR e cientista-chefe da TDS Company, entre outros.

Aperfeiçoamento

Em junho e julho passado, os empreendedores de gastronomia participaram da oficina Como obter mais sucesso no seu delivery. A capacitação promovida no escritório do iFood no Recife abordou questões como gerenciamento de avaliações dos restaurantes e dicas operacionais para evitar e como lidar com ocorrências como atraso, falta de item e negociação com o cliente.

“Eles também fizeram um curso para auxiliar na organização da gestão dos negócios. Na aula, o grupo teve acesso a conteúdos relevantes para o cotidiano profissional, a exemplo de como fazer para os empreendimentos se destacarem na plataforma online”, ressaltou Filipe Sampaio. Os empresários ainda puderam escolher o acesso a consultorias Sebratec sobre temas como market place, desenvolvimento de redes sociais ou comunicação visual.

A executiva do iFood Liliane Santos destacou pontos-chave trabalhados no encontro, a exemplo de promoções, novo fluxo de avaliações, como estruturar cardápio e itens que não podem faltar em relação ao funcionamento dos empreendimentos. “É bom fazer bem feito para crescer em vendas, em pedidos e gerar rentabilidade para o restaurante”, enfatizou ao falar sobre excelência operacional.

O restaurante Frigideira existe desde 2008. Atualmente, atende em especial a Zona Norte do Recife com delivery de refeições individuais e até opções para quatro pessoas. O proprietário do estabelecimento, Miguel Barbosa, acompanhou a oficina e garantiu a participação no iFood Move. “Foi um dia bastante enriquecedor. Saímos do encontro sabendo muito mais do que quando chegamos e desejo que surjam sempre novas oportunidades para alavancar os nossos negócios”, pontuou.

Mais 

O iFood é a maior plataforma de delivery da América Latina. Dados da plataforma digital apontam que a empresa tem mais de 55 milhões de usuários ativos no Brasil, onde conta com pelo menos 400 mil estabelecimentos parceiros – entre restaurantes, mercados, farmácias, pet shops e varejistas. São pelo menos 360 mil entregadores e uma quantidade superior a 110 milhões de pedidos mensais realizados em 1,5 mil cidades onde a companhia atua. Em Pernambuco, 11 mil empreendimentos estão cadastrados no iFood. Mais de 7 mil deles são Microempreendedores Individuais (MEIs), representando 60% do total.

  • alimentação fora do lar
  • capacitação
  • delivery
  • gastronomia
  • iFood
  • iFood Move