ASN PE Atualização
Compartilhe

Programa Jovens de Impacto inspira protagonismo e impacto social no REC’n’Play 2025

Iniciativa do Sebrae executada em parceria com o laboratório Verda já impactou quase 100 mil estudantes em 150 escolas do estado
Por Larissa Correia
ASN PE Atualização
Compartilhe

O público que passou pelo espaço Sebrae na Rua, no primeiro dia do REC’n’Play 2025, no último dia 15, conheceu em detalhes uma das mais importantes iniciativas da instituição: o Jovens de Impacto, que envolve educação empreendedora e resolução de problemas sociais. A apresentação do programa foi feita por Pedro Verda, cofundador e diretor executivo do laboratório global de inovação social Verda, parceiro do Sebrae/PE na execução da empreitada.

Seguindo a dinâmica da mobilização, os alunos de escolas públicas do estado recebem formações de liderança consciente e são estimulados a refletir sobre as dificuldades do cotidiano escolar e nas comunidades onde vivem.  A partir disso, são incentivados a desenvolver ações que beneficiem as unidades onde estudam e as localidades em que residem. Tudo isso contribui para a promoção da cultura de paz e a conexão dentro e fora do ecossistema escolar.

Segundo Pedro Verda, entre os objetivos do programa estão permitir que a juventude atente para as causas e efeitos das fragilidades sociais que as cercam, provocando ainda o perfil ativo e empreendedor desses jovens com foco na resolução dos problemas detectados. A mobilização pretende também ativar a empatia, a conexão e o trabalho em equipe, possibilitando o exercício da cultura de paz dentro das escolas e contribuindo para a minimização dos problemas sociais que atingem esses espaços.

Quase 100 mil alunos já foram impactados pelo programa desde que ele foi lançado, em 2021. Atualmente, ele atende a 150 escolas de todo o estado e queremos que muito mais unidades adotem metodologias como essa.

Pedro Verda, cofundador do laboratório Verda.

Ele ressaltou ainda que já existem várias soluções apresentadas no programa que foram colocadas em prática. Entre elas, a iniciativa proposta por um estudante do bairro da Campina do Barreto, na Zona Norte do Recife. Pedro sugeriu que fossem dadas aulas de autodefesa para as estudantes. “Ficamos impressionados com a sensibilidade dele sugerir algo que beneficiaria especialmente as alunas e a forma como se conectou com a causa da violência contra a mulher”, apontou.

De olho no futuro, ele enfatizou o sucesso da iniciativa e que é necessário ir além. “Esse programa de Pernambuco é diferente de todos. Ele faz transformação social de uma forma que não conheço igual no Brasil. Queremos que o Jovens de Impacto vá adiante para toda a educação pernambucana, nordestina e brasileira”, concluiu.

Sobre o Sebrae Pernambuco  

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada sem fins lucrativos que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.

Sobre o REC’n’Play 2025   

Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.