ASN PE
Compartilhe

Propósito e impacto: especialista mostra como marcas podem transformar o mundo no Rec’n’Play 2025

A convite do Sebrae Pernambuco, João Leite destaca importância de empresas praticarem o criativismo para construir marcas fortes, empáticas e sustentáveis
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Ter um propósito deixou de ser um diferencial e passou a ser fundamental para negócios que querem se manter relevantes no mercado. Muitas marcas afirmam apoiar causas sociais, mas poucas conseguem transformar esse discurso em ações concretas e coerentes. O tema foi um dos destaques do primeiro dia de atividades do Rec’n’Play 2025, festival de inovação e criatividade que toma conta do Bairro do Recife. A convite do Sebrae Pernambuco, o publicitário alagoano João Leite, da Agência Sururu, compartilhou suas experiências e estratégias para a construção de marcas fortes e com impacto positivo.

Para o especialista em marketing, é essencial unir criatividade e ativismo — conceito que ele chama de “criativismo”.

Assim como na nossa vida pessoal, o propósito precisa nortear as ações do nosso empreendimento, seja ele do tamanho que for. A gente tem que pensar como usar o nosso negócio para fazer um mundo melhor. É se questionar: o que eu estou fazendo para mostrar que o meu negócio importa?

João Leite, publicitário

Leite também ressaltou a importância do olhar empático das empresas para os desafios da sociedade, evitando erros de comunicação que possam gerar crises e afastar consumidores. Ele citou casos de campanhas publicitárias mal executadas que atingiram grupos minorizados e geraram prejuízos às marcas. “Agir com propósito é planejar com empatia e criar com consciência. O propósito engaja, mas precisa ser comunicado com clareza para evitar ruídos na mensagem. Ter representatividade na mesa é essencial. Como criar uma campanha para o público negro sem alguém com lugar de fala validando a ação?”, provocou.

O administrador também relembrou exemplos positivos de posicionamento de marca, como a campanha “Essa Coca é Fanta: e daí?”, lançada em 2018 pela Coca-Cola. A peça ressignificou uma expressão pejorativa usada contra a população LGBTQIAP+, gerando grande repercussão, conquistando prêmios e fortalecendo a imagem da gigante de bebidas  no mercado publicitário.

Outro ponto fundamental abordado foi a sustentabilidade nos negócios. João Leite alertou para os impactos das mudanças climáticas e a responsabilidade das empresas em repensar suas atitudes e contribuir para o futuro do planeta. “É preciso compreender o conceito de sustentabilidade, que se baseia em utilizar os recursos naturais de forma que as próximas gerações também possam usufruí-los. Temos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um guia essencial para orientar decisões estratégicas”, explicou.

Com a participação de nomes como João Leite, o Rec’n’Play reforça seu papel como espaço de reflexão, inspiração e transformação para empreendedores, comunicadores e marcas que querem construir um futuro mais justo, inovador e sustentável.

Sobre o Sebrae Pernambuco

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.

Sobre o REC’n’Play 2025 

Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse

contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.