ASN PE
Compartilhe

“Queria construir algo do meu jeito”: quando a experiência se transforma em negócio

Empresária contou com o suporte do Programa ALI para organizar a gestão e ampliar a visão estratégica do negócio
Por João Pedro Freitas
ASN PE
Compartilhe

A trajetória de Fabiana Nogueira é marcada pela experiência prática, pelo contato direto com o mercado e pelo desejo de evoluir. Antes de empreender, foram 13 anos de atuação em uma empresa fabricante de equipamentos de proteção individual (EPIs), onde passou por diferentes funções – de recepcionista à vendedora. Essa vivência abriu caminho para funções mais técnicas e de gestão e para algo mais – a vontade de empreender na área que já havia se transformado em sua paixão: atender, desenvolver e vender.

“Eu queria provar para mim mesma que eu poderia construir algo maior, do meu jeito, com a minha forma de atender e desenvolver”, afirma. Assim nasceu, em 2016, a NF Representações, antigo nome da empresa hoje conhecida como Ampla Soluções Integradas.

Ao longo dos anos, Fabiana construiu uma carteira de clientes sólida e manteve o negócio ativo. Mesmo assim, após quase dez anos à frente da empresa, a empresária não se reconhecia como proprietária de uma empresa estruturada. “Faltavam processos, faltava entendimento e planejamento de onde estávamos e para onde queríamos chegar”, explica.

A virada de chave veio a partir do contato com o Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), desenvolvido pelo Sebrae. O acompanhamento trouxe um novo olhar sobre o negócio e contribuiu para a profissionalização da empresa, auxiliando na projeção no mercado, na criação de estratégias e no fortalecimento do posicionamento.

O diagnóstico da empresa foi um dos passos mais importantes dessa mudança, pois consegui enxergar as deficiências do negócio. A partir disso, veio a criação de processos e a introdução da empresa nas redes sociais

Fabiana Nogueira, empresária.

As mudanças trouxeram impacto direto na rotina da Ampla Soluções Integradas e na forma como o negócio passou a ser percebido pelos clientes, fortalecendo a imagem da empresa junto ao público e ampliando suas possibilidades de crescimento.

Atualmente, a empresa está em fase de implementação de um planejamento mais amplo, com foco no crescimento sustentável. Para o futuro, Fabiana projeta o reconhecimento da Ampla Soluções Integradas como uma empresa que vai além da venda de produtos. “Quero que sejamos reconhecidos pelo atendimento individualizado e por parcerias sustentáveis”, afirma.

Para quem ainda conduz o negócio sozinho, mas sente que já é hora de crescer, a empreendedora deixa um recado: “Não tenham medo de crescer. Crescer dói, mas vale a pena ver o seu projeto tomando um formato profissional”.

  • #acompanhamento
  • #Pernambuco
  • #Sebrae
  • ali
  • produtividade