O Sebrae/PE e a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) formalizaram, nesta terça-feira (28), o convênio que viabiliza o Programa de Fomento ao artesanato pernambucano. A assinatura foi realizada durante a cerimônia de lançamento da 24ª Fenearte, que acontece entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Representantes do governo estadual e o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, estiveram presentes no evento, realizado no Centro de Artesanato de Pernambuco.
A iniciativa colaborativa visa o desenvolvimento dos negócios gerados pela produção artesanal no estado, por meio de um mapeamento de artesãos e seus processos produtivos, a fim de fortalecer o setor. O programa de fomento busca ainda dar mais solidez à cadeia produtiva do artesanato, posicionando-o como importante segmento econômico, gerador de trabalho e renda para muitas famílias. A expectativa é atender cerca de 600 artesãos, entre maio deste ano e janeiro de 2025.
Esse projeto tem uma enorme relevância. O artesanato pernambucano vem sendo tratado de forma pontual, e esse projeto pretende ir além. É um projeto estruturador, que busca mobilizar os empreendedores do artesanato no estado e fincar as bases para garantir sustentabilidade ao setor.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE
Além do resgate cultural, a parceria busca estimular o uso da inovação para facilitar o acesso desses empreendedores a novos mercados. “O artesanato precisa ser reconhecido o ano todo, e não apenas nos 12 dias de Fenearte. Com a ajuda do Sebrae, a gente agora vai entender as dores dos artesãos e trabalhar com qualificação para que, de fato, possamos dar o devido valor a quem se dedica ao artesanato pernambucano”, explica André Teixeira, presidente da Adepe.
O convênio também prevê a realização de seminários nas sete unidades regionais do Sebrae espalhadas pelo estado, qualificação de empreendedores e a realização de eventos de mercado, sendo dois nacionais e um internacional. A criação do programa é fundamentada em alguns pontos, como valorização da cultura local, geração de emprego e renda, diversificação da economia, fomento ao empreendedorismo, acesso a novos mercados e desenvolvimento sustentável do setor.
Sebrae na Fenearte
Com o tema “Sons do Criar: Artesanato que Toca a Gente”, a 24ª edição da Fenearte dará oportunidade para mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores de Pernambuco e de outras partes do Brasil. O Sebrae/PE é um importante parceiro da feira, considerada a maior do segmento na América Latina. Todos os anos, empreendedores de todo o estado são selecionados para expor no Espaço Sebrae de Economia Criativa, que oferece condições diferenciadas para os donos de pequenos negócios. Dessa vez, serão 68 estandes em uma área de 540 m².