ASN PE
Compartilhe

Sebrae e Governo do Estado celebram entrega da milésima Carteira do Artesão para artesãos da Zona da Mata 

Iniciativa fomenta economia criativa na região, ampliando oportunidades de mercado e reconhecimento profissional para os profissionais 
Por Pedro Romero
ASN PE
Compartilhe

O artesão Valdelice Pedro Felix, de 61 anos, morador de Itaquitinga, recebeu, na última quinta-feira (12), a sua primeira Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece a profissão e abre novas perspectivas de mercado. Essa foi a milésima carteira entregue na Zona da Mata por meio da parceria que vem sendo desenvolvida desde 2021 pelo Sebrae/PE e o Governo do Estado. A solenidade de entrega dos documentos a Pedro Felix e outros artesãos do município aconteceu no Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado no Bairro do Recife.

A Carteira Nacional do Artesão é muito importante, representa muita coisa. Eu trabalho há sete anos com artesanato, fazendo bandeiras e golas de caboclo de lança de maracatu. Daqui para a frente eu quero fazer mais, pois a carteira pode ajudar a vender mais também.

Valdelice Pedro Felix, artesão

“A carteira ajuda em vários aspectos, como mostrar que somos artesãos nos lugares que a gente for, como feiras e eventos. Também pode ajudar a conseguir investimentos para comprar materiais que muitas vezes são caros e difíceis de encontrar. Ela comprova que a gente também tem valor no artesanato”, completou Igor Augusto Menezes, de 18 anos, que também trabalha na confecção de peças do universo para o maracatu rural.

Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE para a Zona da Mata, conta que o trabalho com os artesãos do território começou a partir da constatação de que muitos profissionais não possuíam a Carteira Nacional do Artesão ou estavam com o documento com a validade vencida.

“Na época, com o Programa do Artesanato de Pernambuco, começamos a fazer o trabalho de formalização com a realização de oficinas e outras ações e, agora, chegamos à entrega da milésima carteira. Com esse documento eles começam a ter acesso a feiras, exposições e eventos que não poderiam participar sem ela. Além disso, tem o resgate da cidadania. Com a carteira, eles se vêem reconhecidos oficialmente como artesãos ou artesãs”, afirmou.

A solicitação da Carteira do Artesão é gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa no site oficial do Governo Federal. O grande diferencial da atuação do Sebrae/PE foi criar uma metodologia que facilita o pleito para os artífices. Eles contam com uma oficina exclusiva, na qual recebem informações importantes para a categoria, como formalização e precificação. A equipe do Sebrae também fica responsável por fazer o cadastro dos interessados, incluindo a captação de imagens para o vídeo obrigatório que serve para identificação da técnica predominante na peça e teste de habilidade na execução do item, entre outros detalhes.

A diretora Técnica do Sebrae/PE Josiana Ferreira destacou a importância da parceria com a gestão estadual para o desenvolvimento do artesanato em Pernambuco.

Esse é um momento simbólico, de comemoração. Com o esforço conjunto do Sebrae e do Governo do Estado, agora esses artesãos se sentem como empreendedores e podem acessar novos mercados. Estamos muito felizes em incentivar a economia criativa em Pernambuco.

Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae/PE

“Nos últimos dois anos, temos intensificado ações importantes como essa para valorizar o artesanato e incrementar a economia criativa. Isso tem sido possível graças a essa parceria com o Sebrae”, pontuou Camila Bandeira, diretora de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).