Com o objetivo de oficializar parcerias estratégicas e importantes para a realização de ações que apoiam mulheres empreendedoras na Região Metropolitana do Recife, o Sebrae/PE lançou, na última quarta-feira (26), o Hub Delas. O evento de lançamento ocorreu na sede do Sebrae Recife e contou com a presença de diversos parceiros que irão oferecer serviços e capacitações na sede da instituição e nas 25 salas do empreendedor localizadas em 11 municípios da região.
Com lançamento do HUB Delas, a gente une forças para poder atender as mulheres empreendedoras e fazer uma mudança completa no desenvolvimento da sociedade.
Deborah Guerra, diretora de Administração e Finanças do Sebrae/PE
“O Sebrae acredita muito no impacto que essa parceria vai causar, e é uma honra para mim estar à frente do Sebrae neste momento no qual o empreendedorismo feminino está sendo fortemente trabalhado”, completa.
O Hub delas é uma rede aberta de parceiros que tem como objetivo promover iniciativas como capacitações, eventos e palestras para mulheres empreendedoras que procuram atendimento no Sebrae/PE. As ações serão planejadas para ocorrer na sede do Sebrae e nas Salas do Empreendedor que aderiram à iniciativa, fortalecendo as ações do Sebrae Delas nessas cidades.
Dentro desses ambientes serão criados “Espaços Mulheres de Negócios”, onde as empreendedoras poderão ser atendidas, se reunir, fazer networking e adquirir conhecimento por meio das iniciativas e produtos ofertados pelos integrantes do projeto. Todos os parceiros possuem iniciativas voltadas para a mulher. Entre eles, estão a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE-PE), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Decola Empreendedora, o Tech Woman e o Grupo Mulheres do Brasil.
De acordo com Leonardo Carolino, gerente do Sebrae/PE para a RMR, antes da implementação do Sebrae Delas, muitas empreendedoras eram atendidas pela instituição no estado, mas sem a atenção e acolhimento necessário para essa abordagem empreendedora. A ideia do Sebrae Delas foi apresentada em 2022 pelo Sebrae Nacional e logo foi colocada em prática.
“Começamos de uma forma tímida, mas, já no segundo ano, o programa deu um salto e mais de 5 mil mulheres foram atendidas. Naquela época, não tínhamos produtos específicos para o empreendedorismo feminino; atualmente, temos trilhas, exposições de ações no mercado, ações de inovação e eventos. Agora temos o Hub Delas, uma rede importante para alavancar a qualidade no atendimento e fortalecer essas empreendedoras”, destacou.