Herança de pais para filhos é algo comum durante a vida. Seja bens materiais ou imateriais, como, por exemplo, uma tradição festiva ou uma receita culinária, na maioria das vezes, é bem recebida pelo herdeiro. Imagine, então, quando se trata da passagem de bastão de um empreendimento. Foi exatamente isso que ocorreu com a empresa Tempero Sertanejo, de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. O negócio foi assumido por Fernanda Mandú, 25 anos, filha de Maria Selma e de Jesus Melo, os quais iniciaram o empreendimento para tentar ter uma vida melhor e trabalhar com o que gostam.
Cozinheira de mão cheia, assim Fernanda define a sua mãe, Selma, que recebeu o apoio da família desde o início dos negócios. Neste ano, perto de completar sete anos de mercado, o Tempero Sertanejo é presença garantida nas refeições em Serra Talhada. Toda essa história motivou a filha a dar continuidade ao sonho dos pais e fez despertar também o espírito empreendedor.
“Embora meus pais continuem trabalhando comigo, eu estou à frente da empresa. Decidi continuar porque herdei a paixão de empreender do meu pai, que também foi comerciante. Trouxe para a empresa todas as melhorias e novidades que estão ao meu alcance”, contou Fernanda.
Sempre antenada nas novidades do mundo digital, Fernanda implementou as estratégias conhecidas e utilizadas por ela, também no seu perfil pessoal como influenciadora digital. “Já sou digital influencer, então foi uma coisa bem natural incluir o Tempero Sertanejo nesse segmento. Utilizo muito do Instagram e do WhatsApp Business para alcançar novos clientes e, graças a Deus, tem funcionado”, relatou.
A partir dos serviços e das orientações prestadas pelo Sebrae/PE, a jovem empreendedora se mostrou satisfeita com os resultados obtidos. “Nossa, costumo dizer que há uma Fernanda antes do Sebrae e outra após ele. Tive a oportunidade de fazer o Empretec e, lá, mergulhei num mundo de conhecimento. Foi incrível. O Sebrae/PE sempre abrindo portas para as pequenas empresas, dando apoio para que elas cresçam. Sempre que vejo a novidade nas consultorias estou no meio, conhecimento nunca é demais”, disse, entusiasmada.
Jovem e com vontade de fazer diferente, Fernanda explorou a possibilidade de aperfeiçoar o seu mindset de cliente do futuro. “No começo foi uma coisa bem difícil, pois fui pela necessidade de ajudar minha mãe, mas hoje sou grata porque aprendi demais. E aprendi muito cedo a ter relacionamentos dentro do empreendedorismo, seja com fornecedores, funcionários e clientes. Com certeza, tenho muito a aprender, mas estou sempre aberta as novas oportunidades de conhecimento”, destacou.
O principal desafio durante a fase mais rígida da pandemia foi colocar o Tempero Sertanejo no sistema de delivery. “A pandemia aqui foi uma verdadeira prova de fogo. Ficamos impossibilitados de funcionar para o público, foi aí que entramos pesado no delivery, contratei mais motoboys, entrei em dois APPs de delivery e para melhor o funcionamento dessa área contratei uma pessoa só para isso. Tive que realmente me reinventar para conseguir enfrentar essa fase”, analisou.
-
Serviço:
Tempero Sertanejo: @temperosertanejo (Instagram)
WhatsApp: (87) 999640036
-
Canais Digitais de Atendimento Sebrae:
Central de Atendimento: 0800 570 0800
WhatsApp Sebrae: (81) 991946690
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
APP Sebrae (IOS e Android)