Pollyana Ramalho, de 52 anos, é administradora de empresas e mercadóloga de formação acadêmica. Atualmente, ela é empreendedora e dona da Serpentina – Moda & Folia, uma marca de moda autoral criada em 2017 a partir de duas paixões da empreendedora: a moda e o Carnaval. Além da Serpentina, Pollyana também é dona da Casa Balaio Colaborativo e do Balaio – Mercado Colaborativo.
“A marca nasceu da necessidade de encontrar peças com a modelagem mais democrática, que atendesse mulheres mais maduras que buscavam roupas legais e modernas, sem necessariamente serem muito curtas ou justas”, explica Pollyana. Segundo ela, a Serpentina busca oferecer peças de roupas diferentes das que geralmente são encontradas no mercado de moda autoral carnavalesco.
Ainda de acordo com Pollyana, a Serpentina tem a cara da folia de Momo e isso pode ser percebido até mesmo no nome escolhido para a marca. É nesta época do ano que ela pode colocar todo o seu planejamento em prática, a fim de entregar produtos que façam parte do Carnaval de outras pessoas. “No primeiro Carnaval da Serpentina, eu mesma produzi as peças. Da costura, ao corte e à customização”, comenta a empreendedora. Assim, ela encontrou uma oportunidade de sair do seu antigo trabalho, na área de administração, e migrar para o empreendedorismo.
A mudança de chave ocorreu em 2018, ano em que Pollyana passou a se dedicar exclusivamente à marca, traçando um planejamento mais robusto para confecção, venda e divulgação dos seus produtos. Ela contratou duas novas costureiras para que pudessem construir um Carnaval memorável. O planejamento levou em consideração ideias para homenagear a cultura local, incorporadas na moda autoral. “O Carnaval é uma época de boas vendas, a marca já é bastante lembrada pelos foliões. É, portanto, a nossa maior venda”, diz Pollyana.
Sobre a trajetória da empresa, a empreendedora destaca a participação do Sebrae e sua contribuição para o crescimento do seu negócio. “A importância do Sebrae para empreendimentos como o meu é enorme. Através de cursos e consultorias, pudemos aprimorar o nosso trabalho, usando as ferramentas mais eficientes para obter os melhores resultados”, comenta Pollyana.
Para o Carnaval de 2023, o planejamento já foi traçado e a expectativa é alta. “Estamos super ansiosos pela chegada da melhor época do ano. O nosso investimento foi maior que nos anos anteriores. Revisitamos nossa primeira estampa autoral, de 2018, que é uma homenagem ao nosso frevo, e cremos que o sucesso será repetido”, explica a foliã. Já em relação às metas da Serpentina, Pollyana cita a ampliação da atuação digital. “Hoje o atendimento presencial é nosso carro chefe. Mas sabemos da extrema importância de ampliar as frentes de venda e a internet é fundamental nesse processo”, explica.
Serviço
Instagram: @serpentinamodaefolia, @casabalaio e @balaiomercado.