ASN PE
Compartilhe

Projeto do Sebrae leva requalificação à merendeiras de escolas de Araçoiaba, em Pernambuco

Ação pioneira no estado busca levar um cardápio diferenciado às crianças e incentivar o empreendedorismo
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Um total de 25 merendeiras que atuam nas escolas municipais de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, participaram de uma capacitação profissional com o objetivo de mudar o cardápio oferecido nas unidades de ensino, priorizando pratos diferentes, de baixo custo e feitos com alimentos oriundos da agricultura familiar. O “Merenda por Grandes Chefs” é uma iniciativa do Sebrae/PE com o Instituto Cesar Santos (ICS) e a Prefeitura de Araçoiaba, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A ação, que já existe em vários estados do Brasil, propõe a requalificação de merendeiras de escolas públicas a fim de oferecer itens diferenciados às crianças. Esse trabalho é feito através de técnicas criativas usadas por chefs de cozinha, que reaproveitam alimentos tradicionais da merenda escolar para produzir pratos diferenciados e saudáveis. Durante dois dias, profissionais do ICS estiveram na Escola Municipal Hildebrando Carneiro de Souza para ensinar as merendeiras algumas técnicas simples, mas que fazem toda a diferença na cozinha.

A merendeira Carmecita Barbosa aprendeu a fazer uma quiche saboroso e com poucos ingredientes. “ Ele é muito fácil de fazer e usa coisas que geralmente tenho em casa como farinha de trigo, margarina, açúcar e ovo. Para mim foi muito gratificante participar dessa ação, pois aprendizado é sempre bom. Além de oferecer alo diferente para os alunos a gente pode fazer esse prato em casa e, quem sabe, vender também”, destaca.

O “Merenda por Grandes Chefs” também tem o propósito de fazer com que alguns alimentos se tornem mais atrativos para os estudantes. “A ideia é oferecer às crianças aquilo que elas não teriam acesso, como um cupcake, no lugar de um bolo de bacia ou um cookie, no lugar de uma bolacha industrializada”, explicou Emanoela Toscano, analista técnica de atendimento ao cliente do Sebrae/PE. Ela também diz que o município de Araçoiaba foi escolhido por ter um cardápio robusto nos itens de sua merenda, o que proporciona a preparação de um cardápio variado.

Além da orientação profissional, o projeto também visa fortalecer a cadeia de produção local, fazendo com que os alimentos utilizados na merenda venham de pequenos fornecedores da região. “Queremos integrar as cadeias produtivas, merendeiras, nutricionistas e produtores locais da agricultura familiar. O trabalho com essas pessoas é fundamental para trazer um maior aproveitamento dos insumos disponíveis nas escolas e assim criar um cardápio variado, atrativo e com muito sabor, sempre com o aval dos profissionais de Nutrição responsáveis pela alimentação dos alunos”, explicou o chef Cesar Santos, presidente do ICS.

Todas as receitas criadas foram doadas para o município. A primeira degustação do novo cardápio contou com a presença de alunos e pais de alunos da cidade. Eles provaram pratos pensados para o café da manhã e almoço. Representantes de prefeituras de outras cidades também estiveram presentes para conhecer de perto o projeto, que já passou por cidades como Maceió, Teresina, Cuiabá e Rio de Janeiro.

A iniciativa só é possível a partir de um acordo de parceria com as prefeituras, que prevê um subsídio para que a ação possa ser realizada, além da intervenção nas cozinhas das escolas. Em Pernambuco, os municípios interessados em aderir ao projeto podem procurar o Sebrae.

  • #MerendaEscolar #Capacitação #Empreendedorismo